Júlia Mari

Tendências de arquitetura e décor para 2022 - CasaCor

Por Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de Taubaté |
| Tempo de leitura: 2 min
Tendências para 2022
Tendências para 2022

Hoje, trago para vocês minha experiência de ter ido na maior mostra de arquitetura e design da América Latina, a CasaCor. A mostra sempre traz tendências para os próximos anos e não apenas isso, tem a ideia de nos fazer pensar sobre qual o verdadeiro impacto que a arquitetura e o design têm sobre nosso cotidiano e sobre nossa forma de viver.

A mostra desse ano veio com o tema “A Casa original” com a ideia de retomar às origens do que é nosso, ou seja, ambientes com muita brasilidade. A presença constante da natureza, materiais como palha, cerâmica e rattan, desenho do mobiliário resgatando o passado e também com uma paleta monocromática em grande destaque nos ambientes.

Vou mostrar para vocês alguns destaques que mais me chamaram a atenção nos ambientes e nos projetos como um todo para que possam se inspirar e quem sabe, fazerem uma mudança bem bacana nos ambientes de vocês, né? Vamos lá!

Tendências - Forma orgânica

Um elemento que se destaca muito em quase todos os projetos desse ano são as formas curvas, tanto no mobiliário, peças de banheiro e cozinha, na decoração e até nas paredes dos ambientes. Dessa forma surge uma sensação de conforto e acolhimento aos espaços.

O projeto feito pelo escritório NJ+ Arquitetos chama a atenção pelo rasgo orgânico na parede criando um nicho para abrigar peças de cerâmicas de artistas brasileiros, que é exatamente o foco do projeto, exaltar e homenagear a cerâmica e o trabalho artesanal.

O desenho curvo e os elementos feitos á mão se conectam à medida que percebemos o quanto as linhas das peças se equilibram com o sofá e mesas curvas, harmonizando o espaço como um todo. Eu simplesmente amei o rasgo na parede, criando nichos e prateleiras e se transformando em parte da decoração. O que vocês acharam?

Natureza

Agora apenas olhem essa escultura em forma de árvore, sensacional né? O escritório de paisagismo KalilFerre criou esse espaço com muito verde e utilizou materiais como o bambu na escultura e rattan no mobiliário para compor o ambiente.

A escultura acabou dando um toque lúdico para o espaço, dando a sensação que é o tronco que segura o teto do espaço. É o lugar de pausa durante a visita e nos imerge para um espaço tropical com muito verde e acolhimento. E aí, não queria um espaço desse na sua casa?

Importância de resgatar nossas origens

A mostra destaca materiais naturais como a pedra, materiais locais ao valorizar a cerâmica, materiais reaproveitados e que se conectam com a natureza. Esse olhar de valorização para o que é nosso é de extrema importância na hora do habitar.

Entender como o clima de onde vivemos se transforma, os materiais disponíveis ao nosso alcance e toda a história de desenvolvimento da nossa civilização pode criar espaços incríveis como vemos na mostra e construir lares sustentáveis e com a nossa cara.

Esse conceito de destaque para as nossas origens resulta em tendências que fazem muito mais sentido e aplicá-lo no espaço que habitamos é essencial e nos mostra que sim, temos muito valor e histórias bonitas para contar a partir das nossas casas.

E aí? O que acharam? Eu simplesmente adorei a experiência de poder visitar a CasaCor deste ano. Se alguém tiver interesse em conhecer é melhor correr, a visitação é até dia 15 de novembro.

Para mais informações visitem o site oficial da CasaCor e se inspirem com as tendências que podem fazer parte da nossa casa.

Comentários

Comentários