Já experimentou se cobrir com um cobertor curto? Essa experiência nos obriga a escolher se esquentamos o peito e passamos frio no pé ou se preferimos os pés quentes e, por consequência, o peito frio.
No mundo dos investimentos, sejam financeiros ou não, também teremos esse “trade off”, o processo de escolha no qual optamos por alguma vantagem abrindo mão de outra. Nos investimentos nunca teremos um cobertor comprido o suficiente para esquentar nosso pé e nosso peito simultaneamente, precisaremos escolher.
Essa escolha deverá levar em conta aspectos próprios e pessoais de cada um, vinculados ao momento da vida e, principalmente, ao objetivo que desejamos alcançar com determinado investimento.
No caso dos investimentos, deveremos sempre analisar o tripé: Risco, Rentabilidade e Liquidez. Investimentos com baixo risco e alta liquidez não trarão uma rentabilidade atrativa. Já investimentos de alto risco com possibilidade de alta rentabilidade irão demandar uma liquidez mais alongada.
Nunca teremos vantagem em todos os três ao mesmo tempo e, se algum dia lhe for apresentada uma alternativa que te dê vantagem simultânea sobre esses três aspectos, desconfie e fuja, “é uma cilada, Bino”.
Acho legal traduzir o “financês”:
Primeiro, o que é Risco? Risco é qual a chance de o capital investido sofrer oscilações que causem perda de valor.
Segundo, o que é Rentabilidade? Rentabilidade é o retorno que esperamos com o investimento.
Terceiro, o que é Liquidez? Liquidez é a velocidade com a qual o dinheiro sai de onde está investido e volta para nossa conta bancária, podendo assim fluir (como um líquido) para outras finalidades.
Lembre-se sempre: “Não existe almoço grátis”.