Júlia Mari

Iluminação certa para cada ambiente

Entenda como a luz pode deixar o seu espaço ainda mais funcional e bonito

Por Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de Taubaté | 01/10/2021 | Tempo de leitura: 4 min

Luz
Luz

Já parou para pensar sobre como a luz do seu ambiente influencia na hora de trabalhar, se concentrar ou relaxar? A iluminação influencia, e muito, no nosso dia a dia e cada ambiente da casa serve para um propósito diferente, então, está na hora de entender como podemos transformar nossos ambientes a partir da iluminação. Vamos lá?

LUZ QUENTE x LUZ FRIA

Muito provavelmente você já ouviu por aí esses termos ao comprar uma lâmpada ou fitas de LED, por exemplo, essa é uma escolha muito importante na hora de começar a planejar a iluminação de um ambiente. A temperatura de cor é basicamente a variação de tonalidade de cor que determinada fonte vai emitir no espaço.

Costumamos chamar a fonte que emite o tom mais azulado de luz fria e luz quente as que emitem luzes em tons amarelados e âmbar – e entre essas duas variações encontramos as luzes brancas, levemente amarelas, chamadas de luz neutra. Essas especificações não são meramente decorativas, existe um estudo biológico por trás dessa questão, sabia?

A luz quente auxilia na produção de melatonina, fazendo com que o ser humano se sinta mais relaxado e entre em estado de descanso, gera uma sensação de conforto para o ambiente. Ideal para quartos e áreas de descanso. Já a luz fria tem uma relação diferente com o nosso corpo, nos deixando ativos e super ligados. Auxilia na produção do cortisol, dessa forma, é aplicada em escritórios, áreas de trabalho e salas de aula.

Utilizando a luz apropriada unida à boa escolha de peças, você estará, de fato, potencializando o propósito do seu espaço.

Confira a seguir algumas dicas para cada ambiente:

COZINHA E SALA DE JANTAR

A maioria das cozinhas, especialmente as maiores, necessitam de vários tipos de iluminação. Para a iluminação geral, sancas iluminadas é uma boa opção ou pontos que distribuem uniformemente a luz por todo o espaço. O ideal é ter alguns pontos de iluminação específicos como, por exemplo, pontos de luzes na área da preparação de alimentos.

Pendentes são uma boa opção para se ter na ilha da cozinha e na mesa principal da sala de jantar (lembrando que os pendentes precisam ficar 70-90 cm acima da bancada). Uma outra opção é a instalação de fitas de LED nos armários, prateleiras e bancadas, esses ‘’rasgos de luz’’ auxiliam na hora de cortar vegetais por exemplo. Quanto à tonalidade da cor da iluminação, não é regra a aplicação da luz fria, porém é o mais aconselhado.

Com relação a sala de jantar, ambiente onde a conversa e a socialização acontecem, um ambiente escuro e sombrio não é o ideal. Uma boa iluminação geral é essencial, portanto, luminárias de teto, incluindo plafons e lâmpadas embutidas funcionam bem. Se preferir uma sala de jantar que seja mais marcante, um lustre pode ser decorativo e funcional para fornecer luz geral.

SALA DE ESTAR

A sala de estar é um espaço com diversas possibilidades e o ideal é que a iluminação seja pensada e dimensionada de acordo com o seu layout. É aconselhável utilizar uma luz mais difusa para espalhar a iluminação e torna-lá suave por todo o espaço.

Esse ambiente também costuma servir a muitos propósitos, uma dica é utilizar uma iluminação que possa se adaptar facilmente em diversas ocasiões, na hora do entretenimento, noites de cinema e outras atividades.

A iluminação flexível do trilho é uma escolha inteligente para áreas residenciais porque pode fornecer iluminação ambiente, de trabalho ou de destaque. Tendo a liberdade de girar, mover, dar foco em alguma área específica de forma rápida e a qualquer momento. Essa flexibilidade permite que você reproduza o padrão desejado ou lavagem de luz sem trocar as lâmpadas.

BANHEIRO

Por se tratar de um espaço pequeno, sua iluminação deve ser bem elaborada para não criar sombras indesejadas. A iluminação geral é necessária para preencher o espaço por inteiro e a instalação de pontos de apoio, como arandelas ao lado do espelho por exemplo, auxilia na composição do espaço. Sancas e rasgos iluminados também são uma ótima opção e suavizam a iluminação no banheiro.

Vale lembrar que uma das melhores opções para o espelho é certamente a instalação da iluminação ao redor da peça, de preferência na cor neutra para refletir uma imagem mais real no espelho e para não gerar sombras na hora de fazer maquiagem, escovar os dentes e etc.

QUARTO

O quarto é um ambiente de relaxamento e aconchego, então, é necessária uma iluminação que atenda esse propósito e ainda ofereça uma composição com todo o seu layout. Fazer um mix de luminárias é o ideal para atender as necessidades de um quarto, a dica aqui é mesclar pontos específicos em cômodas e mesas de cabeceira sendo iluminados por spots/arandelas, pendentes e sancas tendo a função de espalhar a iluminação geral para o quarto, como já dito antes, o posicionamento dos pontos e tipos de iluminação precisam estar compatíveis com o layout e a disposição de todo o mobiliário do ambiente.

Em geral não existe uma fórmula exata e ideal para cada ambiente, o importante é a iluminação sempre ser pensada juntamente com toda composição do espaço para obter a funcionalidade que cada ambiente necessita, além de atender esteticamente o usuário.

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida que tenham estou à disposição no instagram @juliamarinl. Semana que vem estamos de volta para falarmos mais sobre Arquitetura&Decor.

Até mais!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.