No último dia 15 celebramos o “Dia do Arquiteto e Urbanista” e me sinto muito honrada em poder atuar nessa profissão tão mágica e ainda ter um espaço aqui para dar dicas, mostrar novas ideias de um jeito simples e acessível. A arquitetura tem um leque gigante de possibilidades e hoje vou falar um pouquinho de algumas áreas em que os arquitetos atuam e fazem a diferença na vida das comunidades.
Arquiteto Residencial
Arquitetos lidam com sonhos o tempo todo e normalmente é o sonho de uma família inteira, que deseja ter uma casa para chamar de lar e poder viver os melhores momentos com quem se ama. Eles lidam com clientes que gostariam de ter suas próprias casas projetadas de forma que atendam suas necessidades e seus gostos. E é aí que o arquiteto entra em ação e toma nota de seus requisitos espaciais e funcionais; em seguida, eles começam a projetar os espaços, layouts e elevações. Eles estimam os custos de materiais e serviços, bem como o tempo necessário para concluir a construção e acabamento.
Arquiteto de Interiores
Projetar e estilizar o interior de um apartamento, escritório ou restaurante requer senso artístico e conhecimento técnico. Os arquitetos focados em interiores têm um conhecimento vasto de materiais, tecidos, cores e noções básicas de design de móveis. Alguns arquitetos preferem trabalhar em grande escala e não se aprofundar na resolução dos ambientes em si, enquanto outros, projetam até os mínimos detalhes de uma cozinha, sala e quarto, assim como o pioneiro Frank Lloyd Wright, alguns preferem fazer design de interiores para seus próprios projetos.
Arquiteto Comercial
Arquitetos que focam seu trabalho na área comercial pensam de forma estratégica na ambientação de lojas, quiosques, bares e até mesmo shoppings centers. Esse nicho tem uma grande importância, sobretudo para identidade das marcas. O ambiente tem influência na decisão de compra, então isso se torna estratégico, ou seja, a forma como é pensada as cores, formas e até layout do espaço.
Para atuar na arquitetura comercial, o profissional precisa ter um olhar focado nas vendas e na identidade visual da marca em questão, além de pensar no público-alvo e em como ele deve se sentir no espaço.
Arquiteto Paisagista
A arquitetura paisagística preocupa-se com os espaços ao ar livre, como parques, jardins, bairros e espaços públicos. Os arquitetos paisagistas projetam esses espaços para serem eficientes e harmoniosos com o meio ambiente. Eles decidem os locais para edifícios, calçadas, vegetação e outros elementos afim de integrar o verde em áreas externas no geral.
Os arquitetos paisagistas também escolhem os materiais para os caminhos e calçadas e os tipos de árvores e arbustos para as áreas verdes, por isso precisam ter um vasto conhecimento nessa área também. Eles devem estar cientes dos materiais e plantas adequados para diferentes climas e usos.
Arquiteto de Restauro
Os arquitetos focados na conservação e restauro de edifícios são especialistas em consultoria de conservação e na restauração de propriedades protegidas e históricas. Eles costumam trabalhar com edifícios, como museus, igrejas e até mesmo propriedades residenciais que mantêm interesse histórico.
Esses arquitetos têm um conhecimento profundo da arquitetura do período, o que os ajuda a preservar de maneira eficaz a beleza de edifícios históricos, ao mesmo tempo que garantem que os habitantes do edifício possam desfrutar das funcionalidades esperadas na vida moderna. Os arquitetos conservacionistas também conhecem bem a legislação e os regulamentos envolvidos na reforma ou ampliação de edifícios tombados.
Na verdade, essas são apenas algumas das dezenas de áreas em que o arquiteto pode se envolver, é um profissional que, com certeza, faz mágica no espaço e pode transformar vidas.
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre os ramos da arquitetura e que vocês também possam se apaixonar por essa profissão tão nobre. Parabéns a todos os arquitetos e urbanistas!