Já entendemos o conceito de Juros Simples e Compostos, já entendemos a representação gráfica de cada um e já entendemos o porquê de o Tempo ser uma variável tão importante. Mas afinal, onde são aplicados os Juros Simples no meu dia a dia?
No horizonte de tempo menor que 1, os Juros Simples resultam em valor maior que os Juros Compostos. A razão está na matemática, pois um número menor que 1 implica em expoente fracionário nos Juros Compostos que, se você bem se lembra, resultará em uma operação de Raíz "n". Ao passo que um número menor que 1 no conceito de Juros Simples implicará apenas em uma multiplicação.
Claro que os bancos sabem disso e é claro que ele aplicará Juros Simples quando for um movimento de curtíssimo prazo, menor do que 1 mês. O principal caso de aplicação de Juros Simples é no cálculo da fatura do Cheque Especial. Se você tomou Cheque Especial a uma taxa de 8% ao mês e utilizou apenas 15 dias, a cobrança será calculada em formato de Juros Simples, pois o horizonte de tempo foi menor que 1 mês.
Ficou na dúvida? Não conseguiu enxergar direito como funciona? Assista ao vídeo que ficará mais claro: