
A Justiça proibiu o influenciador Pablo Marçal de realizar atividades em picos, montanhas ou espaços de natureza sem autorização da polícia ou órgãos municipais. O ‘coach messiânico’ conduziu, no dia 5 de janeiro, uma expedição com cerca de 70 pessoas ao Pico dos Marins, ignorando alertas de tempestade e resultando em um resgate de 4h dos bombeiros.
A medida cautelar foi expedida na última sexta-feira (14), pela juíza Rafaela Assumpção Cardoso Glioche, após pedido do Ministério Público, que investiga se o influenciador cometeu uma tentativa de homicídio ao colocar a vida das pessoas em risco.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-25
A Polícia Civil também tem um inquérito aberto que investiga se houve tentativa de homicídio. A defesa do influenciador ainda pode recorrer.
Resgate
O Corpo de Bombeiros teve de resgatar mais de 30 pessoas, no dia 5 janeiro, após uma expedição no Pico dos Marins. O grupo foi conduzido pelo influenciador Pablo Marçal, conhecido como "coach messiânico", que não tem conhecimento técnico e ignorou os alertas de mau tempo emitidos pela Defesa Civil.
Nas redes sociais, Marçal disse que a expedição à montanha seria um exemplo de "subir na vida" e que o desafio fazia parte de um treinamento de aconselhamento intitulado "Pior ano da sua vida".
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma tempestade surpreendeu o grupo com intensa rajada de ventos, danificando e arrastando diversas barracas e equipamentos, inclusive alguns integrantes já tinham sinais de hipotermia. A corporação montou operação de resgate, que levou mais de 4h, e contou com navegação via GPS e equipamentos de montanhismo.
Veja detalhes: Grupo que foi resgatado pelos bombeiros no Pico dos Marins foi conduzido por 'coach messiânico'
Mesmo assim, o influenciador afirmou em suas redes sociais que os bombeiros foram acionados por ‘precaução’. Os bombeiros reforçaram que o grupo estava desorientado e que se não fosse pelo auxílio dos profissionais o grupo teria grandes chances de não encontrar o caminho de volta.