José Luiz de Souza

Caçador de imagens

Por José Luiz de Souza | 06/04/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Ricardo Martins fotografa a onça pintada
Ricardo Martins fotografa a onça pintada

Um dos principais nomes da fotografia de natureza e cultura do Brasil, Ricardo Martins lança seu livro “Pantanal” no dia 13 de abril em São José dos Campos, em evento na loja P1 Motorsports, no Jardim Aquarius. A obra é o registro de uma travessia de 50 dias que o fotógrafo fez na região um ano após os incêndios de 2020, que consumiram cerca de 30% do bioma, e traz imagens que servem de alerta para a preservação do meio ambiente. O evento tem apoio da Veibras, principal concessionária Chevrolet do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e da P1 Motorsports. O patrocínio é do Grupo Comolatti.

“A minha expectativa com o lançamento é bem grande. Foram dois anos sem fazer lançamentos físicos e falar de Pantanal para mim é extremamente emocionante e importante. Quero ver as pessoas enxergando o Pantanal pelas minhas lentes, como eu enxergo”, disse Ricardo Martins, autor do livro.

Para a produção das fotografias, Martins cruzou o Pantanal utilizando diversos meios de transporte --automóveis, barcos, avião, quadriciclos e até cavalos. Aí entrou o apoio decisivo da Veibras e da P1 Motorsports nessa aventura. Trilhas e terrenos acidentados foram vencidas graças ao uso de uma S10 4x4, cedida pela Veibras.  Áreas alagadas, corixos e rios foram cruzados utilizando um Seadoo, motonáutica jet fish pro, da P1.

No evento, 600 exemplares da obra vão ser doados a bibliotecas e escolas públicas; interativo, livro traz QR Code que revela os bastidores da expedição que cruzou o Pantanal durante 50 dias.

Smart house

Foi em Taubaté, no último mês de março, o lançamento do empreendimento Bella Itália Smart House da MM Cortes com assinatura do arquiteto Sérgio Matos. Juan e Maurício Cortes, foram os anfitriões do encontro.

Sobre Hilda

A Biblioteca Mário de Andrade São Paulo, abriu a exposição “3 X Hilda”, conceituada por Jurandy Valença e sob curadoria de Maíra Endo. A mostra é composta por 21 trabalhos em técnicas e suportes diversos como aquarelas, técnica mista, e pintura a óleo de Beatriz Abdalla, Egas Francisco, Olga Bilenky, desenhos originais de Hilda Hilst além de um exemplar original de Oswald de Andrade do livro ‘Poesias Reunidas’ 1 º edição com dedicatória. No ano da comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Biblioteca Mário de Andrade abriga uma homenagem à Hilda Hilst (1930- 2004), um dos nomes mais consagrados da literatura brasileira e herdeira do modernismo. Uma referência da literatura brasileira, Hilda Hilst não estava presente na Semana de 22 mas sua relação com o modernismo é palpável. Conheceu e tornou-se amiga de Oswald de Andrade nos anos de 1920 e, anos depois, é por ele citada mesmo antes de publicar seu primeiro livro. O espírito estava presente. Aberta no último 02 de abril a mostra prossegue até 1 de maio na Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94, República, em São Paulo.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.