No dia 01 de Abril de 2022, semana passada, a B3, bolsa de valores oficial do Brasil, soltou uma nota informativa que mais parecia uma pegadinha de dia da mentira. O fluxo de capital estrangeiro na realidade é 27 Bilhões de Reais MENOR do que se acreditava até então no ano de 2022. O motivo? Uma “revisão metodológica” no cálculo desse indicador.
O que é “fluxo de capital estrangeiro”? É a quantidade de recursos provenientes de outros países que entram ou saem da economia brasileira. Acreditava-se até a sexta-feira, 01/04/2022, que a quantidade de recursos que entraram na bolsa Brasileira advinda de outros países fosse 27 Bilhões de Reais a mais do que o montante que realmente entrou.
Até a divulgação da nota oficial esclarecendo o erro, o número trabalhado para entrada de recursos estrangeiros na bolsa trabalhado pelo mercado e pelos analistas era de 91,1 Bilhões de Reais e, após essa correção, caiu para 64,1 Bilhões de Reais. Uma bela correção de 30% para baixo.
O diretor de produtos da B3, Luís Kondic, explicou que o erro está ligado à inclusão equivocada de dados de empréstimos de ações. Os números de 2020 e 2021 também estão sob revisão. Sobre operações de empréstimo de ações em tela, Luís Kondic declara: “Esse tipo de operação não deveria estar sendo computada", uma vez que não há fluxo financeiro.
Caso você não saiba, se você decidir comprar ações e segurá-las por muito tempo, sem vender, você pode disponibilizar suas ações para aluguel durante esse período. Quem alugar lhe pagará um valor estipulado a mercado por cada ação alugada e assim você, detentor dos papéis, pode melhorar um pouco mais os rendimentos.
Caso queira saber um pouco mais sobre Aluguel de Ações, também conhecido como BTC, acesse aqui.