A aprovação do prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSD), é maior entre as mulheres do que com os homens: 57,1% do público feminino considera a gestão do prefeito como ótima ou boa, enquanto 56,4% dos homens opinaram o mesmo.
Já o público masculino lidera a rejeição: 16,5% dos homens consideram o governo Felicio ruim ou péssimo contra 14,2% das mulheres.
No geral, a gestão de Felicio é avaliada como 'ótima ou boa' por 56,8% dos eleitores de São José, segundo o levantamento OVALE/Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (30).
Na pesquisa, 5,4% avaliam o governo como 'ruim' e 9,9% como 'péssimo', enquanto 2,5% não sabem ou não responderam. Outros 25,4% dos eleitores consideram a gestão de Felicio regular.
Na divisão de faixa etária, Felicio é mais bem avaliado entre os mais velhos, com 62,3% de ótimo e bom entre os eleitores com mais de 60 anos.
Em seguida aparecem os mais jovens, de 16 a 24 anos, com 59,5% de aprovação. Os eleitores na faixa de 35 a 44 anos têm 57,7% de ótimo e bom para Felicio e os de 45 a 59 têm 54%.
Já os votantes entre 25 e 34 anos são os que menos aprovam o prefeito de São José, com 52,2% dos eleitores dando ótimo ou bom para Felicio.
O prefeito é mais bem avaliado entre as pessoas com ensino superior incompleto ou completo (60%) e entre a população economicamente ativa (57,5%).
Na comparação com a pesquisa anterior, em outubro de 2020, a avaliação do governo como ótimo ou bom oscilou de 58,7% para 56,8%. A análise como regular também oscilou de 28,1% para 25,4%. Já quem considera a administração ruim ou péssima subiu de 11,1% para 15,3%.
De acordo com o instituto de pesquisa, a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% -- quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem a realidade.
Foram ouvidas 680 pessoas entre os dias 25 e 29 de março, em São José. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº SP – 08288/2022.
Leia mais: Felicio é avaliado por 56,8% como ‘ótimo ou bom’; 52,8% são contra a renúncia
CADERNO
O levantamento OVALE/Paraná Pesquisas, o primeiro de uma sequência prevista para este ano de eleições gerais, integra a série ‘A Democracia no Brasil’, do projeto ‘O Brasil do Futuro’, que incluiu também a publicação neste mês de 72 páginas impressas (LEIA AQUI) e desdobramentos digitais a respeito do tema (OUÇA O PODCAST), além da realização do Fórum OVALE de Democracia (LEIA AQUI).
A pesquisa completa será publicada em novo caderno especial, na superedição que chega às bancas e aos assinantes no próximo dia 2.
Leia mais: Homens lideram rejeição à renúncia de Felicio da prefeitura de São José
SÃO JOSÉ
Reeleito em 2020, com 58,21% por cento dos votos, Felicio anunciou na última segunda-feira (28) a decisão de concorrer ao Palácio dos Bandeirantes e renunciar à prefeitura.
Em 17 de janeiro deste ano, Felicio oficializou sua saída do PSDB, após mais de 30 anos no partido. O vice-prefeito, Anderson Farias, também deixou a legenda.
A decisão foi criticada por dois dos principais caciques do PSDB na região, o ex-prefeito Emanuel Fernandes e o deputado federal Eduardo Cury, que lamentaram a decisão de Felicio de “abandonar a prefeitura de São José” em troca de um projeto político.
Adotando tom conciliador e elogiando os ex-colegas de partido, Felicio e Anderson se filiaram ao PSD de Gilbertop Kassab. O movimento fez do prefeito de São José a opção número 1 do ex-ministro para disputar o governo estadual.