Karla Clarinda

Onboarding e Offboarding: já ouviu falar?

Por Karla Clarinda | 25/08/2021 | Tempo de leitura: 2 min

Já falamos aqui no blog em outra oportunidade sobre a importância da integração do profissional com a empresa. O colaborador precisa vestir a camisa e estar engajado pelo time. E também destacamos, a importância da empresa valorizar e motivar o profissional colaborador desde sua entrada no posto de trabalho, até mesmo na hora de seu desligamento.


Bom, introduzindo essas ideias vamos definir e descobrir o que é onboarding e offboarding.


O onboarding, ou em tradução livre, embarque, nada mais é do que um conjunto de ações para receber o novo funcionário e apresentar a cultura e rotina organizacional para que ele se

adeque mais fácil ao novo ambiente. Há diversas metodologias, mas o que precisa constar neste processo é a apresentação dos colegas e departamentos, missão, visão e valores empresariais e o que é esperado deste novo profissional neste início de caminhada.

Já, ao contrário do onboarding, o offboarding, que pode ser traduzido livremente como "desembarque", trata do processo de desligamento do funcionário de uma empresa. Guardadas as devidas proporções, o "desembarque" do colaborador de uma companhia deve, assim como é feito nos transportes, ser tratado com precauções e orientações claras.

Por isso, o conceito de offboarding, que propõe um desligamento seguro, é cada vez mais aceito e utilizado no mundo corporativo. Porém, aplicar o offboarding de forma eficiente não é simples, já que envolve diversas etapas e variações.

Se a demissão partir de uma iniciativa da empresa, por exemplo, é preciso estudar a melhor maneira de comunicar a decisão ao profissional em questão e reunir argumentos claros para tal. Nesse sentido, é extremamente importante não criar uma sensação de injustiça.

Vale ressaltar que o offboarding pode contribuir muito para a cultura da empresa. Como já explicamos, trata-se de um conceito que visa tornar a saída do colaborador um processo menos desgastante. Assim, evitam-se atritos que costumam surgir em situações tão delicadas.

Além disso, se bem estruturado, o offboarding evita possíveis confusões no gerenciamento de recursos humanos da empresa. Especialmente em empresas grandes, é preciso que haja um registro claro sobre datas e motivos de desligamento de uma peça da equipe.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.