
O clássico Carnaval do interior está de volta às ruas de São Luiz do Paraitinga neste feriado. Foliões de todo o Brasil e de toda a região já podem se dirigir à cidade, levando alegria no bolso.
Como todo em Carnaval, a cidade está preparada para oferecer a melhor festa para seus moradores e visitantes.
Nos últimos três anos, a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga tem optado por fazer festas menores para menos público, prezando pela tradição do Carnaval luizense.
A cidade que já chegou a receber 200 mil foliões antes da enchente que atingiu a cidade recebeu 80 mil pessoas na edição de 2019, mesmo número esperado neste ano.
Uma redução que foi motivada por uma série de políticas públicas e por que fugiu do Carnaval descaracterizado.
"Chegamos a ter problemas de hospedagem. Pessoas chegavam aqui, viam a baderna que a festa havia se tornado e iam embora", contou Netto Campos, diretor de Cultura do município.
Para este ano, a expectativa é de continuar o bom trabalho que retornou São Luiz para suas origens.
"Nos últimos anos, não tivemos esses problemas e mantemos recomendando aos foliões que sigam nossas regras", completa ele, que afirma que a entrada de coolers, garrafas e latinhas continua proibida.
Entre as recomendações, estão o respeito às mulheres, lixo no lixo e a manutenção do repertório somente de marchinhas na cidade.
A cobrança de taxa turismo para os foliões também está de pé, com valor de R$ 25 para veículos de passeio.
BLOQUINHOS.
Os cinco dias de folia serão recheados por passagens de bloquinhos tradicionais pelas ruas, dessa vez em um trajeto maior: saindo do Centro Histórico até a Praça de Eventos.
Neste ano, os desfiles de rua serão realizados pela Abloc, Associação de blocos de São Luiz do Paraitinga. O desfile foi financiado pela primeira vez pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo, recebendo R$ 150 mil para os desfiles.
"Nada mais justo que isso aconteça. Há blocos que saem há mais de 30 anos. Agora eles têm a autonomia para decidirem como vão desfilar e esperamos que esse seja o modelo seguido daqui para o futuro", complementa Netto.
Outra mudança deve mexer com a rotina do folião de São Luiz: a mudança do dia de saída do Bloco do Barbosa, um dos mais célebres da cidade.
Em 2020, o bloco que costumeiramente sai na terça-feira, vai desfilar nas ruas na segunda de Carnaval.
A decisão foi tomada para promover a descentralização do público durante os dias de folia. De acordo com Netto Campos, segunda-feira é o dia mais fraco.
"Na terça, temos o fluxo de pessoas que estão voltando da praia e isso enche bastante a cidade", comenta ele.
Os shows e demais atrações que acontecerão na Praça de Eventos..