O novo projeto do Busca Busca, centro de compras instalado no prédio do antigo Shopping Faro, em São José dos Campos, já foi analisado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, conforme informação exclusiva de OVALE.
A aprovação será divulgada ainda nesta semana. Atualmente, como o jornal mostrou em primeira mão, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) segue suspenso.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Após a aprovação, o empreendimento terá que realizar obras de adaptação ao novo projeto. Em seguida, os bombeiros farão uma vistoria no local e, caso tudo esteja dentro dos parâmetros técnicos, será emitido um novo AVCB, cancelando o anterior.
O pacote de obras que a loja Busca Busca terá que fazer, para atender exigências do Corpo de Bombeiros, pode custar mais de R$ 1 milhão.
Entenda o caso
O Busca Busca havia sido alvo de fiscalização e de um processo administrativo de cassação do AVCB. O documento, aprovado em março deste ano e válido até 2028, foi suspenso em agosto, após os bombeiros identificarem irregularidades no prédio.
Segundo a corporação, o subsolo, aprovado como estacionamento, passou a ser utilizado como área de lojas, além da incorporação de um espaço vizinho sem autorização prévia. Apesar das falhas serem classificadas como graves, os bombeiros avaliaram que não havia “risco imediato à vida”, o que evitou a interdição.
Risco e preocupação
Em entrevista a OVALE, o comandante do Corpo de Bombeiros no Vale do Paraíba, tenente-coronel Glaucio Doederer Cafalchio de Oliveira, destacou que a principal preocupação era com o uso irregular do subsolo. No novo projeto, um sistema com exaustores será instalado, para a circulação de ar.
“Em caso de incêndio, haveria maior dificuldade de dispersão da fumaça, aumentando as chances de intoxicação dos clientes”, explicou.
Reação do empresário
Após a repercussão, o dono do Busca Busca, o influenciador e empresário Alex Ye, conhecido como Chefe do Benefício, afirmou em vídeo nas redes sociais que vai atender a todas as exigências.
“O Bombeiro notificou, alguns lugares precisam de alterações e adaptações. A gente tem 15 dias para apresentar um novo projeto e deixar tudo certinho. A segurança da galera vem em primeiro lugar”, disse Ye.
Expansão segue nos planos
Mesmo com o AVCB suspenso, o Busca Busca continua em funcionamento desde sua inauguração em julho e atrai milhares de consumidores. Fenômeno nas redes sociais, Alex Ye soma mais de 14 milhões de seguidores e já anunciou planos de expansão para imóveis vizinhos ao antigo Shopping Faro e para outras cidades até o fim de 2025.