O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), vetou a participação da jornalista Milly Lacombe na Flim (Festa Litero Musical), que será realizada no Parque Vicentina Aranha, neste mês.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Em vídeo, postado pelo vereador governista Zé Luís (PSD), o prefeito afirma que procurou a AFAC (Organização Social de Cultura), entidade gestora do parque, no último sábado (13), e foi definido que a jornalista teria a sua participação na feira cancelada. Anderson justifica a medida em razão da "postura da jornalista", principalmente em relação à família.
O vídeo exibe um trecho de uma frase de Milly, em um podcast, em que ela afirma: "Essa família tradicional, branca, conservadora, brasileira é um horror. É a base do fascismo, falemos a verdade, né?".
"Não podemos permitir e nem admitir dentro do espaço público pessoas que tenham esse pensamento com relação à família", afirmou o prefeito.
Anderson falou que respeita a posição da jornalista, mas que não concorda e que não poderia permitir a participação dela em um espaço público da cidade.
"O que ela falou (sobre a família) é uma fala irresponsável e inconsequente, principalmente na questão cristã e num país como o nosso. Ela não participará do evento no Vicentina Aranha", disse Anderson.
O veto à jornalista foi apoiado por parlamentares conservadores da cidade, como o vereador Thomaz Henrique e José Luiz e a deputada estadual Letícia Aguiar, que criticaram a prefeitura pelo convite.
Milly já tinha, inclusive, participado de reunião online com a direção do evento para alinhar a participação dela no dia 19 de setembro, às 19h. O tema é: "Os outros no Brasil ontem e hoje". Ela dividiria o debate com os escritores Xico Sá e Luiz Silva, o Cuti. O encontro online foi divulgado nas redes sociais da Flim.

Flim.
Por meio de nota, a AFAC confirmou o cancelamento da participação de Milly na Flim, afirmando que ele ocorreu "em comum acordo com a convidada". Segundo a nota, o objetivo foi "preservar a integridade de todos os envolvidos" -- questionada, a AFAC não detalhou essa afirmação. Veja a nota:
"Ao longo de 10 edições, a FLIM se consolidou como o maior evento literomusical do Vale do Paraíba e um dos principais do interior paulista.
Além de promover a arte e a cultura, o evento reforça seu papel como agente da economia criativa, gerando impacto positivo no comércio local e atraindo milhares de visitantes.
Em decisão tomada em comum acordo com a convidada, objetivando preservar a integridade de todos os envolvidos, a AFAC confirma o cancelamento da presença da Milly Lacombe.
A Associação reitera que não compactua com manifestações que não estejam ligadas à atividade fim do evento, que é a promoção da cultura, da música e da literatura".
Também procurada, Milly Lacombe ainda não foi localizada para se pronunciar. O espaço também segue aberto.
Comentários
2 Comentários
-
MAURO ALVES DE TOLEDO 16/09/2025Parabéns Prefeito, por manter essa escória longe de um evento importante para a cidade e região. -
Renata Freire 16/09/2025Projeto de ditador esse prefeito. Não aceita pensamento contrário ao seu. É uma vergonha para uma cidade que se diz inteligente.