LUTO

'Lá se foi nossa luz': Angela Savastano deixa legado em SJC

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Angela Savastano morreu aos 93 anos
Angela Savastano morreu aos 93 anos

A morte da folclorista Angela Savastano, aos 93 anos, nesta terça-feira (5), gerou forte comoção nas redes sociais. Fundadora do Museu do Folclore de São José dos Campos, Angela foi uma referência nacional na valorização e preservação da cultura popular brasileira. A causa da morte não foi divulgada.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A trajetória de Angela inspirou diversas gerações de artistas, pesquisadores e amantes da cultura tradicional. Nas redes sociais, amigos, ex-alunos e admiradores compartilharam homenagens, destacando a importância do legado deixado por ela.

O músico e educador Fabio Silva Camargo relembrou com carinho os momentos em que esteve ao lado de Angela no Museu do Folclore. "Tive a honra de ter passado alguns momentos com a Dona Anjela quando estive no Museu do Folclore, onde aprendi muito apenas ouvindo a mestra. Ela fez muito pela Cultura Popular não só em nossa região, mas pelo nosso país. Descanse em paz Dona Anjela!", escreveu.

Já Isaura Prado expressou respeito e gratidão pela contribuição da folclorista à cultura de São José dos Campos. "Meus sentimentos aos familiares, contribuiu grandemente pela cultura joseense!! Deixou grandemente legado!! Deus a receba."

O jornalista e pesquisador Ricardo Salem destacou a importância de Angela na preservação da cultura popular local e nacional. “Hoje os mestres, as mestras e os artistas encantados estão em festa. Siga em paz Dona Ângela… estamos aqui de passagem e nesses 93 anos a senhora contribuiu muito para a salvaguarda da cultura popular em São José dos Campos, foi uma das idealizadoras do Grupo Piraquara, Museu do Folclore e muitas outras coisas. Será sempre lembrada com muito afeto por todos”, escreveu.

A cantora e ativista cultural Solange Barbosa também prestou homenagem: “Lá se foi nossa luz. Nzambi a receba!!”

Angela Savastano foi uma das grandes responsáveis pela criação e fortalecimento de espaços dedicados à memória e valorização das tradições culturais, como o Museu do Folclore e o Grupo Piraquara, voltado à cultura popular do Vale do Paraíba. Sua partida marca o fim de um ciclo, mas o impacto de seu trabalho continuará sendo lembrado e celebrado por muitos.

Comentários

Comentários