As forças de segurança pública prenderam 11.205 suspeitos na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), região mais violenta de São Paulo, ao longo de um ano, de acordo com dados oficiais da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado.
É mais do que a população de 17 das 39 cidades do Vale.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Foram 6.634 prisões em flagrante, além de 4.571 por ordem da Justiça, entre o segundo trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025 - período que equivale a um ano e é o mais recente das estatísticas da SSP.
O número seria suficiente para lotar mais de 20 CDPs (Centros de Detenção Provisória) como o de São José dos Campos, que tem capacidade para 552 detentos, de acordo com a SAP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo.
Na média, as forças de segurança fazem 30 prisões por dia nas 39 cidades da região, aproximadamente uma a cada 45 minutos.
A RMVale tem 7 das 10 cidades com a maior taxa de homicídios do estado de São Paulo, segundo dados da SSP. O resultado da região ocorre mesmo diante de redução do número de homicídios no Vale, que terminou os últimos 12 meses com 259 mortes contra 33 óbitos no período anterior, queda de 22%.
Recentemente, em meio a uma onda de furtos a estabelecimentos comerciais na região central, o prefeito de São José, Anderson Farias (PSD), destacou que um dos responsáveis pelos crimes já foi preso 15 vezes. O chefe do Executivo destacou que, neste caso, o problema maior está na legislação.
Diante dos números, fica a pergunta: as forças de segurança pública estão enxugando gelo na região mais violenta de São Paulo?