TERREMOTO NO CHILE

VÍDEO: Chile entra em alerta de tsunami após tremor de 7,5 no mar

Por Da redação | Chile
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Região costeira de Magallanes está sendo esvaziada após o alerta de tsunami
Região costeira de Magallanes está sendo esvaziada após o alerta de tsunami

O Chile emitiu um alerta de tsunami após um tremor de magnitude 7,5 ser registrado no extremo sul do país nesta sexta-feira (2). O terremoto também foi sentido no sul da Argentina, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor foi registrado às 8h58 (horário local) 218 km ao sul de Puerto Williams, cidade da região de Magallanes.

O fenômeno foi registrado no mar, a 10 km de profundidade. O tremor foi na região da passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica. O Cabo Horn é o ponto mais extremo ao sul do continente americano.

Um alerta vermelho foi declarado pelo Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile, que pediu que a região costeira de Magallanes, no extremo-sul do país, e a praia do território antártico sejam esvaziadas por uma ameaça de tsunami.

Ainda de acordo com o serviço, o alerta vermelho significa que todos os recursos necessários vão ser mobilizados para controlar a situação.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, fez um apelo na rede social X para que o pedido de evacuação da região costeira de Magallanes seja cumprido. Segundo ele, a ação é preventiva.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile estimou que ondas atingirão bases na Antártida e cidades no extremo sul do Chile nas próximas horas. O Instituto Antártico Chileno informou à Reuters que as bases estavam sendo esvaziadas.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres disse que estava estabelecendo um estado de precaução, um alerta associado a tsunamis de pequeno porte. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional afirmou que ondas de 0,3 a 1 metro eram esperadas na Antártida e ondas de 1 a 3 metros eram esperadas no Chile.

* Com informações do G1 e da Reuters

Comentários

Comentários