
Maior cidade do Vale do Paraíba e entre as 10 mais populosas do estado de São Paulo, São José dos Campos registra os menores índices criminais em 25 anos, período da série histórica da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A segurança pública foi um dos destaques da apresentação dos 100 dias de governo feita pelo prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), nesta quinta-feira (10), no Parque da Cidade, na região norte.
“Temos os menores indicadores criminais dos últimos 25 anos, desde o início da série histórica da SSP. A integração e a parceria com as forças de segurança foram fundamentais para atingirmos esse patamar”, disse Anderson.
São José acumula 24 pessoas mortas em homicídios nos últimos 12 meses, número semelhante ao registrado em 2024, quando 23 pessoas morreram assassinadas.
Na comparação com o ano mais violento da série histórica da SSP, a redução é de 90% em São José: 24 vítimas contra 248 mortes em 2001. Ou seja, o número de mortes caiu mais de 10 vezes nesse período.
Apresentação.
Na apresentação do balanço dos 100 dias, Anderson destacou a criação do programa São José Unida, em 2017, que ampliou a integração da cidade com as forças públicas de segurança, como as polícias Civil e Militar.
Comparando os atuais indicadores de janeiro e fevereiro de 2025 com os do primeiro bimestre de 2016, antes do programa, a cidade reduziu em 58,33% os homicídios (12 para 5), os roubos caíram 75% (553 para 136), os furtos de veículo recuaram 63% (301 para 110) e o roubo de veículos caiu 90% (133 para 12).
“Tivemos 1.501 suspeitos detidos após a identificação do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), das câmeras de monitoramento. Isso vai continuar e ser aprimorado. Temos que trabalhar cada vez mais de forma integrada e com eficiência as informações coletadas pela tecnologia”, disse.
“Temos a sensação de uma cidade mais segura. Temos problemas? Sim, o crime é um problema. Continuamos trabalhando em integração para reduzir os indicadores e combater o crime em parceria com as polícias. Bandido aqui não tem chance”, afirmou Anderson.
O prefeito de São José ainda destacou o aumento de ações preventivas feitas pela GCM (Guarda Civil Municipal) para trazer mais proteção aos cidadãos.
De acordo com o relatório dos 100 dias de governo, a GCM tem “ampliado as ações preventivas e estratégicas nos bairros de todas as regiões de São José, com o objetivo de combater a criminalidade, aumentar a segurança e fortalecer os vínculos com a comunidade”.