
Uma biblioteca ao ar livre. Sem portas, porteiro, cadastro ou carteirinha para empréstimo. As crianças, a qualquer momento, podem pegar o livro e mergulhar nas histórias. Parece um conto de fadas, mas essa é a ideia do Leitura na Pracinha, um encontro de leitores que estreia neste sábado (12), às 14h, no Parque da Cidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Maria Eva de Abreu Sardinha, de 7 anos, idealizou o projeto literário. A garota reuniu cerca de 1.000 livros e, agora, vai levá-los para praças e parques de São José dos Campos. Esses encontros, voltados para crianças e adolescentes, irão acontecer uma vez por mês.
Maria Eva, que aos 4 anos escreveu o livro Lizabeti e o Cachorro Perdido, tinha o sonho de criar uma biblioteca comunitária em casa. Mas, para ampliar o alcance da ação, a proposta vai ganhar as áreas verdes, democratizando ainda mais o acesso aos livros.
“Gosto muito de ler e quero dividir essa minha experiência com as outras pessoas, para que elas sintam o mesmo”, disse a pequena Maria Eva.
Para a missão, chamou os primos Antônio e Isabella, de 8 e 9 anos, respectivamente. Todos selecionaram os livros, organizaram por faixa etária e agora irão para os encontros.
“É muito legal reunir as crianças, pegar os livros, conversar e compartilhar a aventura das histórias”, afirmou Antônio.
“Achei muito boa essa ideia e quis participar também. Tenho muitos livros e quero dividir com outras crianças. Ler é muito legal, ainda mais numa praça junto com os amigos”, completou Isabella.
Quem for à primeira edição, neste sábado, também vai assistir à contação de histórias com as professoras Angélica Belló e Gabriela Nascimento.
Para participar do projeto Leitura na Pracinha, basta gostar de literatura infantil. Não é necessário levar livro para o encontro.
Mais informações sobre os próximos encontros pelo Instagram @leitura_na_pracinha.