
A Prefeitura de Taubaté instaurou uma sindicância para apurar possíveis irregularidades e eventuais responsabilidades de servidores na "limitação irregular da quantidade de multas de trânsito processadas no município, gerando possível prejuízo ao erário".
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A sindicância, que terá prazo de 60 dias para ser concluída, foi instaurada em 19 de março. No entanto, no mês passado, via Departamento de Comunicação, a Prefeitura se negou a fornecer informações detalhadas sobre o ocorrido.
A reportagem teve que fazer um pedido com base na LAI (Lei de Acesso à Informação) para obter acesso, esse mês, ao processo administrativo que levou à abertura da sindicância.
Limitação.
Segundo o processo administrativo, entre novembro de 2022 e setembro de 2024 houve uma limitação indevida no número de multas de trânsito processadas pelo município - foram limitadas a 6.000 penalidades/mês.
O processo administrativo cita dois servidores de carreira da Secretaria de Mobilidade Urbana, que atualmente são gestores da pasta, e também Tiago Dias, que foi secretário de Mobilidade Urbana no governo do ex-prefeito José Saud (PP) entre janeiro de 2021 e julho de 2023.
Segundo o processo administrativo, um dos servidores teria sugerido a Tiago que, devido à "grande demanda de processamento de penalidades de multas no ano de 2022", fosse fixado "o processamento mínimo do contrato, que era de 6.000 multas por mês, nos meses de novembro e dezembro" daquele ano. A medida seria adotada devido ao "saldo orçamentário do contrato". Em 2023, "o contrato teria saldo o suficiente para voltar com o processamento normal".
O processo cita que a sugestão foi aceita pelo secretário da época e confirmada aos dois servidores. No entanto, em setembro de 2024, esse servidor que havia feito a sugestão descobriu que a limitação ainda estava vigente - as informações constantes no processo administrativo foram relatadas por esse mesmo servidor.
Quando o problema foi detectado, em setembro do ano passado, 35.998 multas estavam represadas, o que acarretou no atraso da arrecadação de R$ 6,63 milhões para o município.
Multas.
Quando ocorre uma infração de trânsito, o município tem até 30 dias para notificar o proprietário do veículo. Nos 30 dias seguintes, o proprietário pode apresentar defesa.
Na sequência, o município tem 180 dias (caso a defesa prévia não seja apresentada no prazo estabelecido ou for indeferida) ou 360 dias (se a defesa prévia for apresentada dentro do prazo) para expedir a multa.
A limitação ocorrida em Taubaté afetou essa última etapa, a expedição das multas. Segundo a legislação, caso o órgão de trânsito não cumpra o prazo, perde o direito de aplicar a penalidade.
Prefeitura.
Questionada pela reportagem, a Prefeitura não respondeu se, por causa dessa limitação ocorrida entre novembro de 2022 e setembro de 2024, chegou a perder prazo para cobrar parte das multas registradas no período.
A Prefeitura afirmou que "o contrato com a empresa responsável pelo processamento das multas não prevê qualquer limite de quantidade de autuações" e que "a restrição adotada será investigada e não tem amparo legal ou contratual". "Além da sindicância conduzida pela Corregedoria, a Secretaria de Mobilidade Urbana também fará uma apuração interna para esclarecer os fatos e aprimorar os procedimentos internos", acrescentou a administração municipal.
"A Prefeitura reforça seu compromisso com a transparência e com a correta aplicação dos recursos públicos. Todas as medidas necessárias serão tomadas com base nas conclusões das apurações em andamento", completou a Prefeitura, que desde janeiro desse ano é comandada por Sérgio Victor (Novo).
Também questionado pela reportagem, o ex-secretário de Mobilidade Urbana negou participação no caso. "Cumprimos fielmente o contrato em vigência de processamento de multas e desconheço absolutamente qualquer orientação sobre eventual limite de processamento de penalidade/mês, haja vista que os processamentos são realizados pela empresa operadora do serviço e que a previsão orçamentária anual da secretaria é realizada justamente pela estimativa média de arrecadação de multas no ano", disse Tiago Dias, que atualmente é o secretário municipal de Esporte e Qualidade de Vida em São José dos Campos.
Comentários
1 Comentários
-
Fábio Dantas Mill 09/04/2025E não é que um dois sujeitos mencionados foi também prestar serviço na capital, na secretaria de habitação do município de São Paulo, e agora em São dos Campos como secretario de esportes. Vejam bem todos quantos serviços prestados de forma exemplar, além da vasta experiência anterior aqui Taubaté, que não foi mencionada na reportagem. E grato a ajuda do deputado pastor, ele esta conseguindo levar boas praticas e a moralidade no dever público para para outras localidades. Amém!