ÁREAS DE RISCO

São Sebastião: chuva passa de 100 mm e cidade entra em alerta

Por Jesse Nascimento | São Sebastião
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / PMSS
Equipe da concessionária de energia elétrica
Equipe da concessionária de energia elétrica

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar fortes chuvas desde a noite de sexta-feira (4). Segundo a Defesa Civil, o acumulado ultrapassa 100 milímetros nas últimas 72 horas, o que eleva os riscos de deslizamentos de terra, alagamentos e queda de árvores.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Um dos principais incidentes provocados pela chuva na cidade do Litoral Norte foi a queda de uma árvore de grande porte no km 159 da rodovia SP-55, na serra, entre Maresias e Boiçucanga. O bloqueio total da pista durou algumas horas até a liberação pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e Defesa Civil por volta das 22h.

Também foram registradas outras quedas de árvores nos bairros de Boiçucanga e Cambury, exigindo a atuação das equipes de emergência.

Na manhã deste sábado (5), a Secretaria de Serviços Públicos iniciou operações de rescaldo, com destaque para a limpeza das praias de Barra do Una e Maresias, onde a maré alta trouxe galhos e resíduos.

Diversos bairros também enfrentaram interrupções no fornecimento de energia elétrica, entre eles: Varadouro (pontos sem energia), Baleia Verde e Barra do Uma (interrupção total), Juquehy (sem energia desde a entrada do bairro) e Arrastão (problema causado por queima de fusível próximo a hotel).

As demandas foram encaminhadas à EDP, concessionária responsável pelo fornecimento.

A Sabesp confirmou interrupções no abastecimento de água devido à danificação de uma adutora pelas chuvas. A manutenção emergencial está em curso e afeta os seguintes bairros: Morro do Abrigo. Vila Amélia, Centro, Praia do Areião, Itatinga, Topolândia, Varadouro, Praia Preta, Enseada e Porto Grande e áreas próximas A previsão é de que o fornecimento seja restabelecido ainda neste sábado (5).

A Defesa Civil mantém monitoramento constante das áreas de risco por meio de pluviômetros instalados pela cidade. Secretarias como Educação, Desenvolvimento Econômico e Social e o Fundo Social de Solidariedade organizam ações de apoio humanitário e abrigo emergencial, caso seja necessário.

Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com os canais oficiais:

Defesa Civil: 199

Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Municipal: 153

Polícia Militar: 190

Samu: 192

Comentários

Comentários