
A cidade de Natividade da Serra registrou transtornos em diferentes bairros nas últimas 24 horas, devido ao alto volume de chuva que atingiu principalmente a serra de Ubatuba. Segundo a Defesa Civil municipal, o acumulado na região chegou a 322 milímetros, elevando o risco de alagamentos, queda de barreiras e deslizamentos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Um dos pontos mais afetados foi o bairro das Palmeiras, onde a água da chuva passou por cima da ponte de acesso, interrompendo a passagem de veículos e pedestres. Moradores e visitantes precisaram utilizar rotas alternativas para chegar ao local.
“A travessia está temporariamente comprometida. Equipes da Defesa Civil avaliam a estrutura e orientam o uso de caminhos alternativos até a normalização do nível da água”, informou o órgão municipal.
No bairro da Vargem Grande, que fica próximo à serra de Ubatuba, parte do muro da Escola Estadual Bairro da Vargem Grande cedeu por conta do solo encharcado. O local já foi sinalizado e isolado pela Defesa Civil, que segue monitorando a área.
“Felizmente, ninguém se feriu. A escola permanece em funcionamento com acesso restrito à área comprometida”, reforçou a Defesa Civil.
Outro impacto da chuva em Natividade da Serra foi registrado no bairro do Pouso Alto, nas proximidades da serra da Rodovia dos Tamoios, onde árvores caíram sobre a estrada que liga a comunidade à região da serra. A equipe da Defesa Civil esteve no local para realizar o desbloqueio e a limpeza da via.
A Defesa Civil municipal segue em campo em Natividade, atendendo ocorrências e monitorando áreas de risco em tempo real. Até o momento, não há registro de desabrigados ou feridos, mas a orientação é para que os moradores de áreas vulneráveis permaneçam atentos a sinais de deslizamento e comuniquem qualquer situação pelo número de emergência local.