
O sonho acabou! O Taubaté perdeu por 2 a 1 para o Primavera de Indaiatuba na tarde deste sábado (29), no estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba, no jogo de volta das semifinais do Campeonato Paulista da Série A-2. Como perdeu por 2 a 0 em casa na ida, está eliminado, enquanto o Fantasma sobe pela primeira vez para a elite estadual.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Depois de começar o campeonato com duas derrotas e temer o rebaixamento, o Burro da Central reagiu e ainda se classificou em quarto lugar. Nas quartas de final, eliminou o arquirrival São José e sonhou com a volta ao Paulistão, algo que não acontece desde 1984, quando foi rebaixado pela última vez.
Apesar da frustração pela eliminação, o time comandado pelo técnico Alberto Félix sai de cabeça erguida do campeonato. Desde que subiu da A-3 para a A-2, em 2015, essa foi a melhor campanha do Taubaté.
Agora, o outro semifinalista sai do confronto entre Capivariano x Ituano, que se enfrentam mais tarde, a partir das 17h30, no estádio Carlos Colnaghi, em Capivari. Na ida, o Capivariano venceu fora de casa por 1 a 0 e está a um empate de conquistar o acesso.
O jogo
Em campo, o Taubaté começou disposto a surpreender e foi para cima do Primavera. E, aos 2min, quase marcou com Claudinho, que cobrou falta despretensiosa, de longe, e mandou por cima, com perigo, raspando o travessão.
Contudo, no lance seguinte, o Fantasma foi para o ataque e conseguiu um arremesso lateral pela direita. A bola foi arremessada na área e sobrou para Luan Martins, que encheu o pé e mandou no meio do gol: 1 a 0. Ali, a situação ficou mais complicada para o Burrão, que precisaria de ao menos três gols para ir aos pênaltis.
Ainda assim, o Burro da Central seguiu com mais posse de bola tentando ir ao ataque. Mas, claramente, o time ficou abatido com o gol sofrido logo no início.
Aos 15min, Lucas Douglas recebeu livre na área, após falha da zaga taubateana, avançou e tocou na saída de Douglas Baldini. Inicialmente, a assistente marcou impedimento, mas o lance foi legal, Frazan dava condição e o gol foi validado: 2 a 0 e mais uma ducha de água fria para o Taubaté, que agora precisaria de ao menos quatro gols.
Desatento, o Burro da Central quase levou o terceiro aos 22min, quando Henan apareceu livre na entrada da área e, na hora da finalização, o zagueiro Frazan travou em cima da hora e evitou a finalização.
Porém, aos 31min, o Primavera teve o atacante Lucas Douglas expulso, após receber o segundo cartão amarelo. E o Taubaté ficou com um homem a mais em campo, com um pouco de esperança de buscar a reação.
Mas, aos 35min, quem quase marcou foi o Fantasma, com Kevin. Após cruzamento da esquerda, ele fechou pela direita e foi de peixinho, mandando à direita, com muito perigo.
Em seguida, aos 39min, o Taubaté descontou, mais uma vez com um gol contra, assim como já tinha acontecido no primeiro turno. Após cruzamento da esquerda, Afonso tentou cortar e desviou de cabeça contra o próprio gol: 2 a 1. E,o Burrão quebrou uma invencibilidade de seis jogos da zaga do Primavera.
Animado, o Burrão quase empatou aos 43min, em chute de Claudinho, que a zaga afastou. Na sobra, Rafinha mandou uma bomba e Kevin desviou para escanteio. Mas, a primeira etapa acabou mesmo 2 a 1.
Segundo tempo
Na etapa final, o Taubaté voltou mais ofensivo, enquanto o Primavera, com um homem a menos, reforçou o meio de campo com jogadores de marcação. E o Burro da Central, nos primeiros minutos, encontrou dificuldades em pressionar e encontrar espaços na zaga adversária.
Assim, o tempo foi passando e a esperança da torcida foi ficando menor. Mesmo assim, o Burro da Central seguida com mais posse de bola e tentando encontrar espaços.
E a primeira boa finalização da etapa final veio apenas aos 18min, com os donos da casa. No lance, Jr. Caiçara cobrou falta de longe e o goleiro Douglas Baldini bateu roupa. Em seguida, aos 22min, Lucas Vinuto arriscou de longe e a zaga do Primavera desviou para escanteio, na primeira grande chance taubateana na etapa final.
Na cobrança do escanteio, pela direita, Diego Jardel bateu fechado, com perigo, a bola fez efeito, desviou na cabeça de Gleisinho e o goleiro Victor Hugo fez defesa espetacular. Assim, evitou o empate do Burrão.
A pressão aumentou e, aos 28min, Gleisinho escapou livre pela direita, avançou e bateu cruzado. Novamente, Victor Hugo fez uma defesa espetacular e mandou para escanteio, com os pés.
Mas, o Taubaté não desistia e teva mais uma chance incrível aos 35min, desta vez com Thiaguinho. Desta vez, a zaga afastou mal, a bola sobrou para ele e chutou à esquerda, rasteiro.
O jogo ficou aberto e, aos 41min, quase saiu o terceiro gol do Primavera, em rápido contra-ataque. No lance, Pedro Arthur recebeu livre na esquerda e bateu para grande defesa do goleiro taubateano. E o placar acabou inalterado, com a festa do Fantasma e a lamentação do Burro da Central.
Ficha técnica
Primavera
Victor Hugo; Jr. Caiçara, Afonso, Renato Vischi (Douglas) e João Victor (Richard); Bruno Lima, Luan Martins, Kevin (Cleiton) e Matheus Anjos (Pedro Arthur); Lucas Douglas e Henan (Léo Passos). Técnico: Fernando Marchiori.
Taubaté
Douglas Baldini; Caio Felipe (Diego Jardel), Frazan (Jeder), Luanderson e Ailton Santos (Maykinho); Rafinha (Thiaguinho), Marinho, Claudinho (Batista) e Lucas Venuto; Gleisinho e Guthierres. Técnico: Alberto Félix.
Gols: Luan Martins, aos 4min, Lucas Douglas aos 15min, Afonso (contra) aos 39mi do 1º tempo. Árbitro: Lucas Canetto Bellote. Local: estádio ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba. Data: sábado, 29 de março de 2025. Cartões amarelos: Lucas Douglas, Renato Vischi (P), Marinho, Ailton Santos (T). Expulsão: Lucas Douglas (P). Público: 6.761 torcedores. Renda: R$ 112.819