
Logo após a família do menino Samuel Gusmão Ristori, 10 anos, ter divulgado o desaparecimento dele, na tarde de domingo (23), na zona sul de São José dos Campos, uma corrente de solidariedade surgiu nas redes sociais.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Dezenas de internautas incentivaram a participação nas buscas, enquanto outra parte pedia orações pela vida do menino, que era diagnosticado com autismo não verbal severo.
Infelizmente, Samuel foi encontrado morto sobre um córrego na madrugada desta segunda-feira (24), horas depois de as buscas começarem.
Ele havia desaparecido da casa da família no bairro Dom Pedro 1º, na região sul de São José dos Campos, por volta das 15h de domingo. O corpo dele foi encontrado dentro do Córrego Senhorinha, também na zona sul de São José, na madrugada desta segunda.
Quando fugiu, Samuel usava camisa vermelha e cueca. Ele foi encontrado apenas de cueca sobre o córrego. O caso foi registrado como morte suspeita e a polícia investiga a causa da morte.
Corrente.
Nas redes sociais, ainda na tarde de domingo, internautas pediram para que as pessoas fossem às ruas ajudar nas buscas pelo menino.
Ana Claudia Oliveira escreveu: “Eu e meu marido estamos rodando o Bosque [dos Eucaliptos]. Muita gente procurando. Você que tem carro vem pra zona sul ajudar a procurar”.
Karine Guatura respondeu de imediato: “Eu tenho carro, também vou sair pra procurar”.
Sem carro e condições de auxiliar nas buscas, Márcia Jorge pediu orações para o menino: “Quem não puder, como eu, vamos orar, rezar, pedir a Deus para colocar seus anjos para entregar o Samuel com a sua família. Que Deus abençoe a todos que estão procurando”.
Marta Lucia Graça deu dicas de onde procurar Samuel: “Procurar perto da escola que ele estuda, algum parque que ele gosta de ir, loja, mercado, procurar onde ele costuma ir”.
Lidiane Silva Santos incentivou as buscas pelo menino: “Nesta chuva meu Deus. Tinha que ir todo mundo para a rua procurar. Deve estar em algum lugar escondido da chuva”.
Nelma Paiotti Dias também aderiu à corrente de orações por Samuel: “Que o anjo da guarda o proteja de qualquer maldade”.
Buscas e encontro.
À reportagem de OVALE, durante as buscas, a mãe de Samuel disse que o filho havia sido visto perto do Córrego Senhorinha, no Bosque dos Eucaliptos -- por isso, as buscas se concentraram naquela área. O menino foi visto perto de uma 'cracolândia', de acordo com a mãe.
O Corpo de Bombeiros informou ter sido acionado às 19h47 de domingo para ocorrência de criança desaparecida e possivelmente perdida na mata.
A equipe de bombeiros iniciou a busca em área de mata, juntamente com equipe do policiamento. Por volta de 0h30 desta segunda, a criança foi localizada na margem de um córrego, já sem vida, segundo os bombeiros.
O corpo de Samuel foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para descobrir a causa da morte. O laudo vai direcionar a investigação.
“Quanto ao corpo da vítima, o mesmo foi encontrado em área de mata e sem sinais aparentes de lesão externa, apenas de cueca. Estamos aguardando o laudo do IML e, conforme for a conclusão do médico legista, [o caso] pode vir para a homicídios, mas por enquanto não dá para falar nada”, afirmou o delegado Neimar Camargo Mendes, responsável pelo setor de homicídios da Deic (Delegacia de Investigações Criminais).