O prefeito Felicio Ramuth (PSD), eleito em 2020 e que renunciou ao cargo no início de abril de 2022, e o vice-prefeito Anderson Farias (PSD), que o sucedeu no comando de São José dos Campos, cumpriram 43,3% das promessas que fizeram aos eleitores na campanha de 2020, segundo o Promessômetro.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Na eleição municipal de 2020, a ferramenta criada por OVALE registrou 106 promessas feitas pela chapa vencedora. Até o fim de 2024, quando termina o mandato, 46 delas foram cumpridas integralmente.
Outras 44 promessas (41,5% do total) foram cumpridas em parte. E 16 delas (15% do total) não foram cumpridas. Clique aqui para conferir o levantamento.
Positivo.
As 106 promessas foram divididas em 16 áreas. Em nove delas, foram cumpridos pelo menos 50% dos compromissos.
Os principais destaques positivos foram nas promessas relacionadas a São Francisco Xavier (3/3) e a Bem-estar Animal (2/2), que foram 100% cumpridas.
As outras áreas com saldo positivo foram Educação (7/10), Desenvolvimento Rural (2/3), Planejamento (3/5), Segurança (3/5), Cultura (4/7), Emprego (4/8) e Apoio Social (2/4).
Negativo.
Nas outras sete áreas, o percentual de promessas cumpridas não atingiu 50%.
Os principais destaques negativos foram nos compromissos relacionados a Servidor (0/2) e Esporte e Juventude (0/4), que ficaram em 0% de cumprimento.
Também ficaram abaixo de 50% de cumprimento das promessas as áreas de Saúde (6/13), Mobilidade Urbana (7/22), PCD (1/5), Manutenção e Meio Ambiente (1/6) e Habitação (1/7).
Repercussão.
Felicio, que iniciou em 2021 o segundo mandato como prefeito, renunciou ao cargo em abril de 2022 para disputar a eleição para o Palácio dos Bandeirantes. Desde 2023 é o vice-governador de São Paulo. Procurado pela reportagem, Felicio não se manifestou sobre o balanço do Promessômetro.
Anderson, que está como prefeito desde a renúncia de Felicio e foi reeleito esse ano, avaliou o resultado do Promessômetro como "positivo" e elogiou a ferramenta. "Acho importante, dá uma transparência".
Sobre as promessas cumpridas em parte (41,5% do total), Anderson afirmou que serão concluídas no segundo mandato. "De todos os [compromissos] que estão em andamento, o risco é zero de não se concluir".
O atual prefeito ainda justificou as promessas não cumpridas (15% do total). "São itens, principalmente, que a gente mudou dentro do nosso planejamento, ao longo desses anos, e muitos deles não dependem só da Prefeitura. Eram compromissos nossos que tinham que ser parcerias com o governo do estado, com o governo federal, e que não aconteceram", disse. "Também tem outras obras que foram entregues e não estavam no plano de gestão. Então, a gente está entregando muito mais do que a gente se comprometeu".
Comentários
1 Comentários
-
JP 5 dias atrásPergunta que não quer calar. Por quê não temos o Promessômetro em Jacareí?