EXCLUSIVO

Cury se isola e lidera a corrida pelo Paço, diz pesquisa OVALE

Por Guilhermo Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Editor-chefe de OVALE
Divulgação/PMSJC
Pesquisa mostra corrida ao Paço Municipal
Pesquisa mostra corrida ao Paço Municipal

Se a eleição para a Prefeitura de São José dos Campos fosse realizada neste momento, o ex-prefeito e ex-deputado federal Eduardo Cury (PL) lideraria as intenções de voto, de acordo com levantamento exclusivo OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas. Cury lidera a disputa pelo Paço Municipal, com 36% e 37,30% das intenções de votos, nos dois cenários testados na pesquisa estimulada (quando o entrevistado recebe uma lista com o nome dos pré-candidatos).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Em um dos cenários, que segundo apuração de OVALE é considerado mais provável, Eduardo Cury (PL) lideraria a corrida eleitoral com 36% das intenções de voto, seguido pelo prefeito Anderson Farias (PSD), com 19,10%, tendo na sequência o ex-vereador Wagner Balieiro (PT), com 8,70%, o deputado estadual Dr. Elton (União), com 8,40%, o advogado Toninho Ferreira (PSTU), com 2%, e o professor Wilson Cabral (PDT), com 0,70%.

Aqueles que responderam que não votariam em nenhum dos pré-candidatos somam 15,90% e os que não sabem ou não responderam foram 9,20%. Neste cenário, Wagner Balieiro, Dr. Elton, Toninho Ferreira e Wilson Cabral estariam todos tecnicamente empatados, dentro do limite da margem de erro.

Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas, um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN', ouviu 400 pessoas entre os dias 29 e 31 de maio. A margem de erro é de 5,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 07212/2024.

CENÁRIO DOIS.

O levantamento OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas também testou um segundo cenário, com o nome da deputada estadual Letícia Aguiar (PP) como pré-candidata. Esse cenário, no entanto, é considerado improvável atualmente, já que o PP está mais inclinado a apoiar a reeleição do atual governo.

Neste cenário, Eduardo Cury (PL) lideraria com 37,30%, seguido por Anderson Farias (PSD), com 18,90%, Wagner Balieiro (PT), com 9%, Dr. Elton (União), com 7,20%, Letícia Aguiar (PP), com 5,70%, Wilson Cabral (PDT) e Toninho Ferreira (PSTU), ambos com 0,70%. Aqueles que responderam que não votariam em nenhum dos pré-candidatos somam 12,90% e os que não sabem ou não responderam foram 7,50%.

De acordo com o levantamento, neste cenário, Anderson Farias e Wagner Balieiro estariam tecnicamente empatados, no limite da margem de erro. Wagner Balieiro, Dr. Elton, Leticia Aguiar, Wilson Cabral e Toninho Ferreira estariam todos tecnicamente empatados, dentro do limite da margem de erro.



A pesquisa também testou cinco cenários para um eventual segundo turno na disputa pelo Paço. Ex-prefeito entre 2005 e 2012, Cury venceria Anderson, Balieiro e Dr. Elton em um segundo round da disputa, se a eleição fosse hoje (clique e leia). O levantamento questionou o eleitorado sobre em quem ele não votaria. Nome do PT, Balieiro lidera a rejeição (clique e leia).

ESPONTÂNEA.

Na pesquisa espontânea, em que a pergunta sobre o voto foi feita sem que nenhuma alternativa fosse apresentada aos entrevistados, Anderson Farias (PSD) foi citado por 14,30% dos eleitores, seguido por Eduardo Cury (PL), com 7,30%, Dr. Elton (União), com 3,30%, Wagner Balieiro (PT), com 3%, o pastor Vanderlei das Graças (PRD), com 0,80%, o ex-prefeito Emanuel Fernandes (PSDB), com 0,50%, Toninho Ferreira (PSTU) e a vereadora Dulce Rita (União), ambos com 0,30%.

Aqueles que não sabem ou não responderam somaram 70,40%.

A pesquisa sobre o cenário pré-eleitoral em São José integra o Vox Populi (voz do povo, em latim), um dos pilares do novo projeto editorial de OVALE, principal veículo de comunicação da RMVale, que em 24 de fevereiro deste ano converteu-se em um veículo 100% digital e anunciou a duplicação do volume de produção jornalística. Além dos levantamentos eleitorais, OVALE realiza levantamentos periódicos sobre temas relevantes, servindo como um termômetro da opinião pública.

Novos dados do levantamento sobre a opinião do eleitorado de São José serão publicados ao longo dos próximos dias no site e nas redes sociais de OVALE, veículo hoje 100% digital, líder de alcance e engajamento na região, com mais de 1,2 milhão de visitas e 399 mil usuários únicos por mês, de acordo com o Google Analytics.

Comentários

2 Comentários

  • João Carlos Faria 04/06/2024
    Agora que tive a notícia de que um tradicional jornal do Brasil se tornou online, sinto a necessidade de compartilhar minha experiência com essa instituição fundamental. Como poeta e envolvido na política, colaborei por anos com este órgão de imprensa nas cartas dos leitores, levando minhas reflexões e críticas construtivas para a comunidade. Tive o privilégio de trabalhar na portaria do jornal, cruzando madrugadas e acompanhando de perto a rotina que alimenta o espírito democrático e informativo do nosso país. Fiz matérias no prédio perto da rodoviária, capturando as histórias e desafios da nossa sociedade. Enfim, este jornal é fundamental para a vida do cidadão, promovendo a liberdade de expressão e o debate político.
  • Laurence Benatti 04/06/2024
    Será que não tem novidades nesta nossa política viciada?