EPIDEMIA DE DENGUE

Você está com dengue? Conheça sintomas e gravidades de cada um dos 4 tipos da doença

Primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações

Por Da redação | 25/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Reprodução

Mosquito Aedes aegypti
Mosquito Aedes aegypti

Febre, dor de cabeça, mal-estar e fraqueza. Esses são alguns sintomas comuns de várias doenças, a exemplo da dengue, que é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A informação é do Ministério da Saúde. O Vale do Paraíba passa de 98 mil casos da doença e 93 mortes.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Trata-se de inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

TIPOS

O vírus da dengue apresenta variações na sua estrutura, o que faz com que ele tenha diferentes sorotipos e linhagens virais.  Até o momento, são conhecidos cinco sorotipos e 18 linhagens do vírus da dengue. No Brasil, circulam os sorotipos de dengue 1, 2, 3 e 4.

Após a infecção por um tipo de vírus da dengue, o organismo fica permanentemente imune a esse sorotipo. Mas a infecção por um sorotipo não protege contra os outros. Por esse motivo, cada pessoa pode se infectar quatro vezes pelo vírus da dengue.

A predominância de um ou de outro sorotipo de dengue varia em diferentes regiões e ao longo do tempo. Neste caso, depende da capacidade de disseminação e do percentual de pessoas ainda não infectadas por esse sorotipo.

Qualquer um dos quatro sorotipos de dengue (1, 2, 3 e 4) pode produzir infecções assintomáticas ou quadros leves, graves e até mesmo óbitos.

Tipo 1 : identificado pela primeira vez em 1981, em casos isolados em Roraima. Ele começou a circular por outras regiões do país a partir de 1986.

Tipo 2: identificado em 1990. Os tipos 1 e 2 têm predominado nos últimos quatro anos.

Tipo 3: isolado em 2000 e se manteve como o sorotipo mais comum no país até 2016.

Tipo 4: identificado em casos isolados e restritos na região Norte em 1981, porém, depois de 2010, ele passou a ser identificado em outras partes do Brasil.

Tipo 5: surgiu, pela primeira vez, em 2007, na Malásia, no continente asiático. Até o momento, não foi identificado nenhum caso no Brasil.

O desenvolvimento da dengue grave pode ocorrer por qualquer um dos tipos do vírus, especialmente a partir da segunda infecção. Nesses casos, o sistema imunológico pode reagir de maneira mais forte e excessiva.

Confira abaixo as características da dengue:

Febre alta

Dor no corpo e nas articulações

Dor atrás dos olhos

Mal-estar

Dor de cabeça

Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da dengue são caracterizados principalmente por:

Dor abdominal intensa e contínua

Vômitos persistentes

Acúmulo de líquidos

Sangramento de mucosa

Irritabilidade

Exames de sangue mostrando desidratação e queda importante do número de plaquetas.

Exames de ultrassonografia mostrando a presença de líquidos livres em cavidades (derrames pleurais, peritoneais, cardíacos).

Se estiver com qualquer sintoma desses, é imprescindível a ida para um serviço de saúde para que se tenha uma avaliação médica.

DENGUE GRAVE

Nestes casos, além da intensificação dos sinais de alerta, a pessoa também poderá sentir:

Pressão arterial muito baixa.

Dificuldade respiratória.

Sangramentos.

Diante de qualquer um desses sintomas, independentemente da intensidade, é imprescindível procurar um serviço de saúde. Afinal, com o diagnóstico correto e tratamento devido, as possibilidades de sucesso e cura são maiores. Lembrando que os cuidados e o tratamento são iguais para todos os sorotipos de dengue.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.