100% POSSÍVEL

Após 15 novas mortes, o que é a dengue tipo que 2, que assombra S. José?

'Foi introduzido um novo tipo, o vírus tipo 2, que a gente ainda não havia tido contato. O que torna a população 100% vulnerável'

Por Leandro Vaz | 25/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos
Da redação

Divulgação

A dengue tipo 2 é motivo de preocupação em grande parte das cidades do estado
A dengue tipo 2 é motivo de preocupação em grande parte das cidades do estado

A confirmação de 15 novas mortes em São José dos Campos vieram um dia após um alerta da secretária de Saúde, Margarete Correia, em entrevista a OVALE. As novas mortes vinham sendo investigadas desde março e o resultado foi confirmado nesta semana.

“Foi introduzido um novo tipo, o vírus tipo 2, que a gente ainda não havia tido contato. O que torna a população 100% vulnerável”, disse. O tipo da doença é novo na cidade e tem muito mais força de ganhar espaço, pois ninguém ainda havia sido diagnosticado com ele.


Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Com os novos dados confirmados pelo estado, o município chega a 32 óbitos confirmados pela doença e tem ainda outras 37 mortes em investigação. Ao todo, o Vale do Paraíba tem 93 mortes e 124 outros óbitos sob investigação.

A dengue tipo 2 é motivo de preocupação em grande parte das cidades do estado. “Existem 4 sorotipos da dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. Ao ser infectado com um dos sorotipos, o indivíduo fica imunizado contra ele permanentemente, no entanto, ele está suscetível aos outros 3”, explica a Secretaria de Saúde de São José.

Atualmente em São José dos Campos, circulam dois sorotipos da dengue: o DEN1 e o DEN2.

Ainda segundo a Secretária, o aumento no número de casos se dá porque ao longo dos anos, a prevalência no município foi sempre o DEN1, então a maioria das pessoas que pegaram dengue, tiveram a infecção por DEN1. Então elas estão protegidas permanentemente por esse sorotipo. Desta forma, a maioria das pessoas não teve exposição no DEN2, o que faz com que mesmo quem já teve dengue, adoeça novamente pelo sorotipo DEN2.

O processo do sorotipo é feito por amostragem. Oito amostras por mês são encaminhadas a São Paulo, para o Instituto Adolfo Lutz, o único que faz os testes, para realizar a tipagem. Dos resultados das amostras que São José dos Campos enviou para São Paulo, a maioria resultou no DEN2, mas o DEN1 também está em circulação na cidade.

“Os sintomas são os mesmos em qualquer sorotipo da dengue como febre, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo”, diz a Secretaria.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.