SAÚDE

Após 10 meses fechado, Hospital de Retaguarda reabre em São José apenas para internação

Nova unidade começará a funcionar na próxima segunda-feira, segundo o prefeito Anderson Farias, hospital terá 47 leitos de internação para desafogar HM e UPAs

Por Xandu Alves | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

Hospital de Retaguarda de São José dos Campos
Hospital de Retaguarda de São José dos Campos

Fechado há 10 meses, o Hospital de Retaguarda de São José dos Campos será reaberto na próxima segunda-feira (22) pela prefeitura. A unidade terá 47 leitos e será exclusiva para internações, sem atendimento de porta aberta.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Segundo o prefeito Anderson Farias (PSD), o objetivo é absorver a demanda de pacientes com necessidade de hospitalização, registrado em toda a rede pública. Atualmente, a cidade passa por uma epidemia de dengue.

Os 47 novos leitos de internação irão ajudar a desafogar as unidades de pronto-atendimento e o Hospital Municipal, principal referência para internações pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade.

A prefeitura informou que o prédio do Hospital de Retaguarda passou por reforma e recebeu os equipamentos necessários para atender pacientes internados, setor de raio X e laboratório. Exames complexos continuarão sendo feitos no Hospital Municipal, na Vila Industrial, na região leste da cidade.

A administração do hospital será da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que também é responsável pelo Hospital Municipal.

PRONTO-SOCORRO

Segundo a prefeitura, em razão da alta demanda por internação na cidade, foi adiado o projeto de transformar o Hospital de Retaguarda no novo pronto-socorro do Hospital Municipal.

O edital para as obras de revitalização, readequação e ampliação da unidade foi lançado pela SPDM no começo deste ano. O valor de referência era de R$ 1,8 milhão. A previsão era de terminar as obras em junho deste ano.

Segundo Anderson, parte da reforma foi antecipada para abrir a unidade apenas para atender internação. “Antecipamos parte da reforma que ainda iriam mais dois meses para que pudéssemos reabrir. A questão da dengue fez com que a gente antecipasse”, disse o prefeito de São José, em vídeo publicado nas redes sociais.

“Aqui será o nosso Hospital de Retaguarda para internações, de porta fechada, mas vai dar o apoio de internações para o Hospital Municipal”, completou.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.