O ex-prefeito de Taubaté Ortiz Junior deixará o PSDB e irá concorrer ao Palácio do Bom Conselho pelo Republicanos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Segundo apuração da reportagem, a filiação ao novo partido foi sacramentada nessa segunda-feira (1º) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é o segundo vice-presidente estadual do partido. O anúncio oficial deve ocorrer até o fim dessa semana.
No dia 8 de março, o ex-prefeito já havia participado de uma reunião em São Paulo com o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, e também com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira. Na ocasião, havia ficado definido que o Republicanos integraria a coligação de apoio a Ortiz, mas a filiação do então tucano à legenda ainda não havia sido decidida - outra opção aventada era de ir para o PSD.
Filho do ex-prefeito José Bernardo Ortiz, que foi um dos principais nomes do PSDB na região, Ortiz Junior havia construído toda a sua trajetória política no partido. Disputou cinco eleições pela sigla: três para prefeito, em 2008, 2012 e 2016, tendo vencido as duas últimas; e duas para deputado estadual, em 2008 e 2022.
Na eleição de 2022, ficou como primeiro suplente do PSDB na Assembleia Legislativa. A possibilidade de assumir como deputado estadual, aliás, era o único motivo que segurava Ortiz no partido. Com a mudança para o Republicanos, ele abrirá mão dessa chance.
GOVERNO.
O Republicanos foi da base de apoio ao governo Ortiz durante os oito anos de mandato no Bom Conselho, de 2013 a 2020. Na eleição de 2020, no entanto, a legenda apoiou a candidatura de José Saud, na época no MDB e hoje no PP, que acabou eleito prefeito.
Em março, após o Republicanos sacramentar que apoiaria a candidatura de Ortiz esse ano, Saud exonerou o secretário de Esportes, Marco Antonio Olivatto, que havia sido indicado pelo partido.
A vice-prefeita, Adriana Mussi, que está no Republicanos desde 2021, trocará o partido pelo PP e será candidata a vereadora esse ano.
IMPACTO.
O Republicanos conta atualmente com três vereadores na Câmara, sendo dois que integravam a base de apoio ao governo Saud (Nunes Coelho e Douglas Carbonne) e uma parlamentar de oposição (Vivi da Rádio).
Vivi cogitava deixar o partido, mas seguirá no Republicanos após a filiação de Ortiz, de quem é aliada. Presidente municipal da legenda, Nunes também permanecerá. Já Carbonne deve trocar o Republicanos pelo Solidariedade, que lançará a ex-vereadora Loreny para a disputa pelo Bom Conselho.
Outro vereador, Diego Fonseca, havia trocado o PSDB pelo Republicanos nessa janela partidária, mas desistiu de permanecer devido à filiação de Ortiz. Com isso, migrou novamente, dessa vez para o PL, que deve ter candidato próprio à Prefeitura - os nomes estudados são Capitão Souza e Marcia Silva.