VEÍCULOS

Satélite e Jardim das Indústrias lideram em roubos e furtos de veículos em São José

Avenida João Batista de Queiroz e rua Polar estão entre as vias com crimes registrados

Por Xandu Alves | 28/03/2024 | Tempo de leitura: 4 min
São José dos Campos

Reprodução

Os bairros Satélite (região sul) e Jardim das Indústrias (oeste) são os locais com mais roubos e furtos de veículos registrados em São José dos Campos no primeiro bimestre de 2024, segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo.

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp de OVALE: https://chat.whatsapp.com/Cr0OaWpMsRCAOp97WpQhAD

O mapa do crime mostra as ruas e avenidas com roubos e furtos de veículos praticados em janeiro e fevereiro na cidade, que registrou 147 crimes nos dois meses deste ano – 10 roubos e 137 furtos.

De acordo com corretores de seguro, dependendo da situação da rua, da avenida e do bairro na cidade, o valor do seguro do veículo pode ficar até 50% mais caro.

SATÉLITE.

Em São José, o bairro Satélite tem nove ocorrências de roubo e furto de veículos neste ano, cada uma delas em uma localidade diferente.

Os registros da SSP apontam crimes nas ruas Polar, Lira, Aldebaram, Antares, Porto Novo, Pollux e Bambui, além da avenida Andrômeda.

No Jardim das Indústrias, com seis ocorrências neste ano, aparecem a avenida João Batista Soares de Queiroz Junior (dois registros), a avenida Engenheiro Francisco Prestes Maia e as ruas Emílio Marelo, Manoel Bandeira e Presidente Alves.

BAIRROS.

Também na região sul, o Campo dos Alemães registra cinco ocorrências em 2024, com crimes registrados na avenida João de Oliveira e Silva (dois) e nas ruas Adonias da Silva, Everaldo Cesar Rosa e Carlos de Alvarenga.

Outro bairro preferido pelos ladrões de veículos em São José é a Vila Industrial, na região leste, que aparece com cinco registros nos dados da SSP.

No bairro, cinco ruas tiveram roubo ou furto de veículo neste ano: Riskala José Neme, Doutor Adhemar Figueiredo Lira, Clementino Alves de Souza, Julieta Damasceno Claro e José Molina.

Os dados ainda mostram quatro crimes no Bosque dos Eucaliptos (sul), no Centro e no Jardim Bela Vista, na região central. Outros três foram cometidos no Morumbi (sul), Urbanova (oeste) e Vila Tatetuba (leste).

SEGURO.

Diógenes Carvalho, diretor da Netinho Seguros, os números de roubos e furtos de veículos têm grande impacto na precificação dos seguros, especialmente em cidades grandes, como São José dos Campos. A diferença pode chegar até a 50%.

“Em cidades grandes isso tem grande impacto. A diferença de rua, mesmo dentro do bairro, pode ser às vezes de até 50% no seguro do veículo. Isso porque as seguradoras têm a divisão por CEP e análise por rua”, afirmou o especialista.

Segundo Carvalho, a maior influência no preço do seguro é no endereço em que o carro pernoita. “Se trabalha no centro e mora numa local com maior roubo e furto, o preço do seguro vai ficar mais caro por causa do local onde o veículo passa a noite”.

Ou seja, assim como o modelo do carro impacta no preço do seguro, que é mais caro entre os mais vendidos e visados pelos ladrões, o endereço da moradia tem grande influência nessa precificação.

“Hoje há muitas alternativas e opções para precificar, e uma delas é o CEP de pernoite, além do uso do carro, local de trabalho e moradia e o modelo do veículo. Os carros mais vendidos são os mais roubados, e o seguro é mais caro”, afirmou.

“No Rio de Janeiro, por exemplo, onde o seguro é mais caro, há casos em que numa rua o preço é R$ 1.000 e na rua paralela é o dobro, justamente por conta da quantidade de crimes”, explicou Carvalho.

COMBATE AO CRIME.

Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, o número estimado de veículos em circulação na cidade é de 1 milhão. A administração municipal informou que houve redução no número de roubos de veículos neste ano, com 10 casos no primeiro bimestre contra 34 no mesmo período de 2023, uma recuo de 70,5%. O furto de veículos diminui 43%, com 137 casos neste ano contra 241 em 2023.

“As constantes reduções nos indicadores confirmam a importância do programa São José Unida, criado em 2017, e que investe em ações de integração das forças de segurança e em tecnologias para o monitoramento da cidade por meio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência)”, informou a prefeitura.

“O sistema monitora a cidade em tempo real 24 horas por dia, com câmeras de reconhecimento facial, leitura de placas e detecção de movimento de objetos e pessoas, além de todos os profissionais envolvidos.”

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.