REGIONAL

Polícia Civil estoura cativeiro e resgata mulher em cárcere privado na região de Bauru

Por quatro meses, vítima sofreu violência física e psicológica e foi encontrada em estado severo de desnutrição

Por Bruno Freitas | 26/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

O criminoso monitorou a polícia pela câmera da casa
O criminoso monitorou a polícia pela câmera da casa

A Polícia Civil estourou um cativeiro, na manhã desta sexta-feira (26), e resgatou uma mulher de 27 anos, que permaneceu quatro meses em cárcere privado, na Vila do Saber, em Macatuba (46 quilômetros de Bauru). Na presença do filho de 8 anos, ela foi mantida nesta situação pelo companheiro de 22 anos, que foi preso.

A criança presenciava, diariamente, episódios de violência física e psicológica sofridas pela mãe, informa a instituição. Como em filmes e séries, a operação policial exigiu estratégias de invasão e preservação da vítima, pois havia denúncia da existência de arma de fogo na casa, que era monitorada pelo jovem por câmeras de vídeo instaladas em frente ao imóvel.

Com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Bauru, o trabalho foi coordenado pelo delegado Richard Serrano, titular de Macatuba. De acordo com ele, no início do ano, o homem deixou o sistema prisional, onde estava por conta de uma ocorrência de roubo.

Ao retomar o convívio com sua companheira e enteado, passou a questioná-la se, no período de reclusão, ela havia se relacionado com outra pessoa. Mesmo diante das negativas, decidiu proibi-la de sair de casa. Ele quem controlava as chaves e o acesso ao imóvel de muros altos. Pelo celular também monitorava o endereço por meio das imagens das câmeras afixadas em frente.

Ainda segundo Richard Serrano, enquanto esteve em cárcere privado, a vítima emagreceu 20 quilos. Para se alimentar, de acordo com a investigação, ela teria de confessar, quase diariamente, mesmo contra sua vontade, que havia se relacionado com outros homens. Somente nestas circunstâncias o homem lhe fornecia alimentos e ainda limitados, acrescenta o delegado.

“Recebemos a informação também que o autor ainda tinha drogas dentro de casa e uma arma, apesar de não ter sido encontrada até o momento. Ele tentava ensinar o menino a manuseá-la e o incentivava a aprender matar policiais”, destaca Serrano.

A PRISÃO

Ainda de acordo com ele, o cárcere privado foi descoberto recentemente pela família dela. Na ocasião, a mãe da vítima retirou o neto da casa, data em que a jovem foi levada ao médico. Vinte quilos mais magra, quase que irreconhecível pela própria genitora, a mulher foi medicada e diagnosticada com desnutrição. Ainda sim, foi forçada a voltar para a residência.

Diante do contexto, foi realizada a operação da Polícia Civil. Pela câmera, o homem viu a chegada dos policiais pela câmera. Então, segundo o delegado, fez uma espécie de barricada para evitar a entrada das equipes. Usou sofá, geladeira e o corpo da própria vítima.

Com cautela, os policiais conseguiram acessar o imóvel, momento em que o homem correu para o banheiro, onde foi flagrado tentando se livrar de diversas porções de cocaína, informa Richard Serrado. Depois de preso, o suspeito prestou depoimento e ficou à disposição da Justiça.

A vítima está em tratamento médico e fará acompanhamento com profissionais de psicologia no município.

Vítima perdeu 20 quilos devido a restrição de comida
Vítima perdeu 20 quilos devido a restrição de comida
Equipe da Polícia Civil que resgatou a vítima em Macatuba
Equipe da Polícia Civil que resgatou a vítima em Macatuba

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.