LEVANTAMENTO

70% dos moradores de rua em Franca são da própria cidade, diz secretária Gislaine

Sobre as reclamações envolvendo o Centro Pop, a secretária de Ação Social da Prefeitura, Gislaine Liporoni, disse que em nenhum momento a situação foi ignorada.

Por N. Fradique | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Imagem/GCN

Gislaine Liporoni durante entrevista na Difusora nesta quarta-feira, 27
Gislaine Liporoni durante entrevista na Difusora nesta quarta-feira, 27

A Secretária de Ação Social da Prefeitura de Franca, Gislaine Alves Liporoni Peres, disse nesta quarta-feira, 27, que 90% dos moradores em condição de rua usam álcool ou outros tipos de drogas. Disse também que um estudo aponta que 70% das pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastradas pela Ação Social de Franca têm origem na própria cidade.

Os números foram divulgados pela secretária durante entrevista ao programa A Hora é Essa! da rádio Difusora AM de Franca, ancorado pelo jornalista Corrêa Neves Jr.

A secretária revelou que encontrou um serviço social fragilizado e também culpa a pandemia pelo aumento dessa população. “Ainda vivemos os reflexos disso, particularmente na rotina das famílias que ainda têm a questão da renda bastante comprometida que acaba desdobrando em outras questões sociais relacionadas à violência doméstica, relacionada ainda na necessidade de acolhimento seja de crianças, adolescentes, idosas, pessoas com deficiência. Nós encontramos uma rede prestadora de serviço na assistência social bastante fragilizada no início de 2021. Nosso grande trabalho no início do primeiro e segundo ano foi organizar essa rede. Olhar para essas demandas e reorganizar toda essa rede”.

Gislaine informou que o orçamento atual para investimento em toda rede de assistência social na cidade é de aproximadamente R$ 50 milhões para 2024 ampliando os serviços na cidade. “Nós conseguimos ampliar vários serviços novos e criar vagas. Temos uma demanda ainda reprimida, mas nós trabalhamos bastante. Nós mais que dobramos o investimento na política de assistência social”.

Apesar de algumas ocorrências registradas na cidade envolverem pessoas de outros municípios, a secretária diz que um estudo aponta que a maioria dessa população em situação de rua é da própria cidade. “70% das pessoas em situação de rua são francanos, os outros 30% são pessoas que migraram para Franca, mas a grande maioria está em Franca há mais de três anos. Desses 70%, o estudo mostra que 66% deles têm família em Franca e fazem contato sistemático com seus grupos familiares. 65% deles têm ensino fundamental completo ou incompleto, 28% ensino médio completo ou incompleto e 7% ensino superior completo ou incompleto e 76% são homens”.

Sobre o serviço prestado no Centro Pop, alvo de muitas reclamações por vizinhos do equipamento social, localizado numa região nobre da cidade (Vila Formosa), Gislaine diz que o serviço prestado é referência na área e que vem dando resultados positivos. “É um trabalho de cidadania que nós desenvolvemos lá”.

Após a instalação do equipamento social, os moradores do bairro passaram a se queixar de insegurança, importunação, furtos e outros crimes. “Em nenhum momento nossa equipe deixou de dizer para eles até onde vão os direitos e onde começam seus deveres. Esse é um trabalho diário. Mas consigo entender a comunidade onde eles estão. Em nenhum momento nós ignoramos esse incômodo das pessoas e nós trabalhamos tentando resolver”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

6 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • José Roberto
    01/04/2024
    Tem que ter contrapartida para dar esses benefícios. Pintar rodapé de calçada, varrer uma praça, terminar a escola, não dá só para dar o dinheiro. Tem que cobrar alguma coisa pelo menos 3x por semana umas 3h por dia. Tem que fazer algo pela sociedade. É um absurdo só dar o dinheiro e não cobrar nada em troca. Política pública tem que ser multifatorial e intersetorial.
  • Toga
    28/03/2024
    PIADA, é um tapa na cara da sociedade. Enquanto tiver governantes defendendo delinquentes e vagabundos a cidade não vai pra frente. Estão se espalhando pela cidade inteira, impossível andar no Centro da cidade sem ser abordado por algum andarilho pedindo dinheiro. Se recusar ainda te xingam, se bobear ainda te agridem (vide o caso do idoso agredido nas proximidades do Centro POP) Recebem auxílio, por qual motivo vão largar essa mamata? Vão mamar nas tetas desse desgoverno municipal pra sempre, bancado pela população.
  • Tiago
    28/03/2024
    De verdade mesmo ou é um dado inventado para justificar uma eventual omissão?
  • Renata
    28/03/2024
    Tenho enorme consideração por essa Senhora, recai sobre ela muitas queixas dos que não sabem, ou não entendem, o trabalho social e humanitário que ela dirige. Minhas sinceras consideraçoes, Sra. Gislaine, pelo vosso trabalho e dedicação na árdua tarefa diária no encaminhamento dessa difícil missão social.
  • Mauricio
    27/03/2024
    Um absurdo essa secretaria vir falar que dá apoio a população das imediações do centro pop.. Oque se mais é na porta do centro pop a luz do dia são pessoas usando drogas para cometer delito o tempo todo pela região, não tem policiamento, não tem apoio nenhum da prefeitura.. Ela é a prefeitura estão apoiando esses delinquentes e a população de bem que pagam impostos , trancada em suas próprias casas .. Já passou da hora de alguém da prefeitura dar a cara a tapa porque o prefeito defende essa situação e finge de morto .. AS ELEICOES ESTAO POR VIR espero que a população veja oque essa turma está fazendo com a nossa FRANCA . esse problema já está se espalhando por toda a cidade ..graças ao apoio que a prefeitura da a essa gente inclusive com pagamentos de auxílios para esses desocupados..eles não vão é não querem sair dessa vida pois estão tendo todo apoio necessario
  • José Roberto
    27/03/2024
    Gislaine, vai cuidar das suas fazendas de café. Deixa alguém que precisa trabalhar para resolver esse centro pop.