OPINIÃO

Candidatos de Araçatuba abraçam Bolsonaro e esquecem presidente Lula

Os números das eleições anteriores explicam a estratégia dos candidatos. Nas eleições presidenciais, em Araçatuba, Bolsonaro foi de longe o candidato mais votado, com 69,25%

27/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Arquivo/Sampi

Bolsonaro tem preferência e Lula nem é mencionado
Bolsonaro tem preferência e Lula nem é mencionado

Ex-presidente Jair Bolsonaro é figura central entre pré-candidatos a prefeito de Araçatuba. Na corrida eleitoral rumo à prefeitura de Araçatuba, a figura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) emerge como uma presença marcante. Entre os pré-candidatos, sua influência é notável, com menções diretas e indiretas permeando o cenário político local.

Em uma recente entrevista, o pré-candidato Lucas Zanatta, que é do mesmo partido, expressou abertamente seu desejo de contar com Bolsonaro no apoio à sua candidatura, afirmando: "Estou cobrando isso". O Coronel Borella também demonstra simpatia pelas ideias do ex-presidente, enquanto Filipe Fornari, mesmo sem menção direta, apresenta inclinações à direita que o aproximam de ex-capitão.

Os números das eleições anteriores em Araçatuba explicam a estratégia dos candidatos. Nas eleições presidenciais, em Araçatuba, Bolsonaro foi de longe o candidato mais votado, obtendo 69,25% dos votos, enquanto Lula recebeu 30,75%. Todos agora querem se aproximar deste eleitorado, usando as mais diversas estratégias. Muitos filhos para um único pai e caberá a ele apontar o dedo e dizer quem é o seu favorito.

Sozinho
Esta configuração pode deixar o pré-candidato Cido Sério como o único a defender Lula em sua campanha. Nos bastidores políticos, inclusive, dizem que esta aproximação do ex-prefeito pelo PT com o presidente pode lhe render uma fatia significativa na distribuição de verba de campanha. Falam na casa de milhões que seriam despejados em sua tentativa de voltar ao Paço Municipal. Com isso, Sério seria o único candidato à esquerda na cidade.

Contas
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) desaprovou, por unanimidade, as contas do exercício financeiro de 2018 do diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi determinado o recolhimento da quantia de R$803.359,45, atualizada monetariamente, ao Tesouro Nacional.  O partido deixou de apresentar extratos da movimentação bancária de 2018 e recebeu irregularmente no primeiro semestre de 2018 o montante de R$582.060 do Fundo Partidário.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.