VINHOS

Seis vinícolas para visitar em Jundiaí

Prepare-se para degustar vinhos tintos, brancos, rosés, secos, suaves e frisantes, vivendo experiências incríveis

Por Redação | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 4 min

DIVULGAÇÃO

Jundiaí é a 'Terra da Uva' e, por isso, um dos atrativos da cidade é a Rota do Vinho
Jundiaí é a 'Terra da Uva' e, por isso, um dos atrativos da cidade é a Rota do Vinho

Não tem como pensar em Jundiaí sem pensar em uva niágara. A região é a "Terra da Uva" e, por isso, um dos atrativos da cidade é a Rota do Vinho. Além disso, na cidade existem 20 opções de vinícolas e adegas e algumas dessas ainda oferecem a opção de refeições no local com harmonização, o que torna ainda mais gostosa a experiência.

Prepare-se para degustar vinhos tintos, brancos, rosés, secos, suaves e frisantes. A cada visita a uma adega ou vinícola diferente, você viverá experiências incríveis.

Adega Maziero

Em 1888 a família Maziero chegou ao Brasil e foi para Araras para trabalhar nas fazendas de café. No entanto, João Maziero foi convidado por um amigo de viagem a se deslocar para Jundiaí, e assim, começou a plantar uva e produzir vinho na sua propriedade, como todo italiano.

Ainda criança, o senhor Pedro Maziero (atual administrador) em 1954 decidiu vender parte do vinho que a família produzia.

Desde então a adega produz vinhos de qualidade e cresceu, conseguindo, inclusive projeção internacional, pois foi a adega escolhida para produzir o vinho o Rosé Suave, servido na celebração da missa do Papa Bento XVI no Brasil em 2007 e, em 2013, pelo Papa Francisco em sua visita ao Brasil.

Serviço:

Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 2051 - Caxambu
Telefone: (11) 4584-1810
E-mail: adegamaziero@yahoo.com.br
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 17h Domingos e feriados das 8h às 15hrs.

Vinícola Castanho

A história da vinícola Castanho começa em 1968, quando o sr. Aristides Lemes da Silva adquiriu a propriedade. No início não havia comercialização direta dos vinhos na fazenda, até que a procura começou a aumentar e o sr. Aristides resolveu criar um espaço para receber os clientes.

A nova forma de trabalhar deu certo e a família começou a trabalhar para desenvolver novos rótulos. Hoje, quem administra a vinícola são os filhos do sr. Aristides.

Serviço:

Endereço: Travessa dos Patos, 1050 – Bairro Castanho (Km 55,5 da Rodovia Tancredo Neves – Estrada Velha para São Paulo)
Telefone: (11) 4537-1502
E-mail: contato@vinicolacastanho.com.br
Site: www.vinicolacastanho.com.br
Facebook: Vinícola Castanho
Instagram: vinicolacastanho
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 17h30. Domingo e feriado das 9h às 13h.

Vinícola Saccomani

Esta vinícola fica um pouco mais afastada das demais, mas não deixe de incluir no seu roteiro.

Tudo começou em 1885, em Gênova, na Itália, com o Sr. Luize Saccomani e sua esposa Pellegrina Saccomani, embarcando para o Brasil, com destino ao Porto de Santos, trazendo com eles mudas da uva Catawba Rosa.

Eles fixaram residência em Jundiaí, onde começaram o plantio das mudas trazidas da Itália.

A propriedade já está na 4ª geração, sendo administrada pelo Sr. José Eduardo. O cultivo, até hoje, é feito de forma tradicional, em sistema de CARAMANCHÃO (Pergolado). No entanto, utiliza métodos tradicionais e modernos na fabricação de seus produtos.

Serviço:

Endereço: Av. Companhia Paulista de Estrada de Ferro, 2247

Telefone: (11) 99400-6253
Whatsapp: (11) 99400-6253
E-mail: contatosaccomani@gmail.com
Site: www.vinicolasaccomani.com.br
Facebook: Vinícola Saccomani
Instagram: vinicolasaccomani_oficial
Horário de funcionamento: Diariamente das 10h às 17h.

Vinícola Oliveira

A história da Vinícola Oliveira não começou no século passado, tampouco tem uma história antiga, mas certamente tem um começo interessante.

No ano de 1984, ainda com 12 anos, Ivan Lucio de Oliveira, o proprietário, se interessou em fazer vinho. Criado em uma família de viticultores, faz sentido a sua paixão pelo vinho. Tendo aprendido as técnicas com seus tios maternos, decidiu fazer seu próprio vinho, e fez! Produziu dois litros de vinho branco da uva Niágara. O pai provou e aprovou, assim como os demais membros da família, que foram unânimes.

Desde então, passou a produzir vinhos, em pequenas quantidades, não ultrapassando 300 litros, até que em 2006, Ivan decidiu criar uma adega no sítio onde mora e abri-la ao público.

Dito e feito! Sua primeira safra aconteceu no ano de 2007 e desde então, vem ganhando admiradores por sua produção de qualidade.

Serviço:

Endereço: Rua Luiz Fontebasso, 397 - Champirra
Telefone: 11 4535 1716
E-mail: Adegaoliveira@yahoo.com.br
Horário de funcionamento: Sábados das 9 às 17:30h domingos das 9h às 16h.

Adega e Vinícola Santa Cecília

A história dessa vinícola começa em 1974, quando o sítio Santa Cecília foi adquirido pelo sr. Hercules Tancredi. Primeiramente a ideia era plantar uva por hobby. O tipo escolhido foi a Niágara, que já era cultivada na região.

Deste modo, a ideia era plantar e produzir vinho para consumo próprio, mas esse prazer foi crescendo e, em 1978, junto com seu filho Márcio, compraram o sítio que ficava ao lado de sua propriedade. Hoje em dia, a fazenda já possui mais de 85 mil pés de uva produzindo.

Desde 2016 funciona na propriedade uma loja, onde os rótulos produzidos por eles são vendidos.

Quem visita a fazenda, além de poder visitar a Lojinha, a Fabriquinha de Vinho, a Capela Santa Cecília, os lagos, a plantação de uva e o pomar, em breve também poderá desfrutar de um delicioso café colonial.

Serviço:

Endereço: Av. Comendador Antônio Carbonari, 3384 – Traviú
Telefone: (11) 4582-6891
E-mail: marcio@adegasantacecilia.com.br
Site: www.adegasantacecilia.com.br
Facebook: Adega e Vinícola Santa Cecília
Instagram: adegasantaceciliaoficial
Horário de funcionamento: Quarta a sábado das 8h às 18h. Domingo das 9h às 17h.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.