POLÍTICA

Iacanga: Câmara cobra informações do prefeito sobre ofertas de propina

Na tribuna, vereador disse que o chefe do Executivo pedia que os valores ilegais fossem investidos em serviços públicos

Por Lilian Grasiela | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução/Câmara Municipal de Iacanga

Declaração de Cláudio Roberto Dariva ocorreu durante uso da tribuna, na sessão do último dia 15
Declaração de Cláudio Roberto Dariva ocorreu durante uso da tribuna, na sessão do último dia 15

Iacanga - Discurso feito por vereador de Iacanga (50 quilômetros de Bauru) na sessão do último dia 15 vem gerando polêmica. Durante uso da tribuna, ele afirmou que o prefeito recebia ofertas diárias de propina, mas se recusava a aceitá-las e pedia aos supostos autores que investissem o valor oferecido no município. A fala do parlamentar levou o presidente da Câmara a solicitar explicações ao Executivo. Em nota, a administração nega ter recebido qualquer oferta ilegal de dinheiro.

O vereador Cláudio Roberto Dariva (MDB), líder do governo, fez uso da tribuna para enaltecer o trabalho que o prefeito Eli Doniseti Cardoso (PSD) vem desenvolvendo na cidade. "A gente vê hoje aí péssimos exemplos de administradores, algo que está impregnado na administração pública, seja em nível municipal, estadual ou federal. Horrores de corrupção", declarou.

"E aqui a gente vê uma administração com lisura, com honestidade, sem aceitar um centavo do cara que ganha a licitação, sem aceitar um centavo de propina, que é oferecida propina diariamente, obra por obra, e ele pede que este dinheiro de propina seja investido no município, seja investido no bem-estar da população", completou.

A fala do parlamentar levou o presidente do Legislativo, Rafael Sedemak (PDT), a encaminhar ofício ao chefe do Executivo cobrando explicações e documentos sobre as licitações públicas feitas nos últimos 12 meses, eventuais ofertas de propina, transparência dos atos públicos e destinação dos recursos em Iacanga. O prazo máximo para as respostas é de 15 dias.

"O que se denota é que o vereador afirma que o prefeito não aceita um centavo do cara que ganha a licitação, o que sugere que propinas estão sendo oferecidas e possivelmente aceitas pelo prefeito, e/ou, ainda, que o prefeito pede que o dinheiro de propina seja investido no município. Isso implica que o prefeito estaria disposto a usar recursos ilícitos para financiar projetos municipais, o que é ilegal", cita o documento.

OUTRO LADO

Em nota, o prefeito negou qualquer tipo de tentativa de corrupção. "Eu e o Cláudio (Dariva) conversamos bastante sobre questões de trabalho, no caso, investimentos para o progresso de Iacanga que colocam o nosso município como destaque regional de desenvolvimento, mas nunca falamos sobre o tema citado por ele na sessão. Nunca recebi tentativas de propinas e, se recebesse, jamais aceitaria e denunciaria aos órgãos competentes. Quem me conhece sabe da minha honestidade e caráter", afirmou. "As informações dos nossos passos administrativos estão no Portal da Transparência. Além disso, a Prefeitura de Iacanga está de portas abertas para esclarecer qualquer assunto".

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.