HÉLCIO COSTA

Roda, roda e vira, solta a roda e vem ...

Na sessão de Câmara da última quinta-feira, o vereador Lino Bispo, presidente do diretório municipal do PL, garantiu que Cury vai ser candidato

Por Hélcio Costa | 23/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornalista

Como dizia Vicente Matheus, o difícil não é fácil ...

Essa é a "vibe" que tem dominado o cenário político de São José dos Campos nos últimos dias. De um lado, Anderson Farias (PSD) tem consolidado cada vez mais seu espaço graças à aprovação positiva do governo e à retaguarda de seu "padrinho", Felicio Ramuth, que passou a semana como governador em exercício do Estado. Com isso, ganha o PSD, que reforçou sua bancada na Câmara de São José dos Campos. Do outro lado, Eduardo Cury (PSDB) continua no vai-não-vai, apesar da esperança do PL de levar o ex-deputado para suas fileiras.

Na sessão de Câmara da última quinta-feira, o vereador Lino Bispo, presidente do diretório municipal do PL, garantiu que Cury vai ser candidato. Será?

A indefinição de Cury tem um preço, a paralisia do PSDB. O partido perdeu o vereador Renato Santiago para o União Brasil e pode perder também José Cláudio e Dulce Rita, caso esse vai-não-vai continue. Com isso, o partido, que fez história na cidade desde a década de 90, pode morrer e por inanição.

"Raios", como cantava Dinho, do Mamonas Assassinas, no início do "Vira", um dos mega sucessos do grupo. Aliás, mais que a frase de Vicente Matheus que abriu esta coluna, a letra do "Vira" é a melhor definição atual para a seara política da cidade. "Roda, roda e vira, solta a roda e vem, me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém" ...

Atenção, Creuzebek: fora Anderson e Cury, está quase todo mundo (quase) em busca de um lugar ao sol, como na obra clássica de Luigi Pirandelo, personagens em busca de um autor. Em resumo, tá o maior "barata voa".

O PT briga contra a rejeição à sigla na cidade. A deputada estadual Letícia Aguiar lançou sua pré-candidatura a prefeita de São José dos Campos pelo Republicanos, sem muita repercussão.

Na última quarta-feira foi a vez do deputado estadual Elton Ribeiro de Carvalho Júnior, o Doutor Élton, lançar a sua pré-candidatura a prefeito pelo União Brasil, em um mega evento de campanha para mais de 1.000 pessoas no Palácio Sunset, feito na medida para gerar cortes e likes nas redes sociais. A festa atraiu gente de partidos diversos, como, por exemplo, 7 ou 8 vereadores, entre eles Walter Hayashi (União Brasil), Dulce Rita (PSDB), Fernando Petiti (MDB) e Thomaz Barbosa (PL). Todos eles estarão juntos na campanha eleitoral que se aproxima? Difícil. As imagens do evento de Élton servem como um retrato oficial de parte da oposição na cidade, que se manifesta contrária ao governo Anderson. Mas elas, a meu ver, ainda não representam o retrato de um bloco suprapartidário. Ele (esse bloco) vem? Não sei.

Como na letra do "Vira", está tudo ainda em transe. Mas, creio, eu e minha bola de cristal shing-ling, que por pouco tempo. O relógio não para.

Ai, como dói ...

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jeferson
    23/03/2024
    Penso que tem muitos assuntos para se falar na política regional do Vale, para apenas focar em São José e Taubaté. Ano passado, por exemplo, teve prefeito cassado, até preso, e nada disso foi abordado pelo colunista.