ELEIÇÕES

PL e PSDB terão chapa em conjunto à Prefeitura de São José, diz PL; PSDB não confirma

Anúncio foi feito nessa quinta-feira pelo presidente municipal do PL, vereador Lino Bispo; segundo ele, a dúvida seria se Cury será candidato pelo PSDB ou se migrará para o PL

Por Julio Codazzi | 21/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Claudio Vieira/PMSJC

Paço Municipal de São José dos Campos
Paço Municipal de São José dos Campos

O PL e o PSDB formarão chapa para concorrer à Prefeitura de São José dos Campos esse ano. A afirmação foi feita nessa quinta-feira (21) pelo presidente municipal do PL, o vereador Lino Bispo. As lideranças municipais do PSDB ainda não confirmam a informação.

Clique aqui para fazer parte do canal de OVALE no WhatsApp e receber as principais notícias da região. E clique aqui para participar também na nossa comunidade no WhatsApp

Lino afirmou ter recebido das executivas nacional e estadual do PL a confirmação da aliança, em diálogo ocorrido na quarta-feira (20). "Acertamos ontem, vamos caminhar juntos", disse à reportagem.

A dúvida agora, segundo Lino, é se o ex-prefeito Eduardo Cury, que comandou a cidade de 2005 a 2012, irá encabeçar a chapa pelo PL ou pelo PSDB, seu atual partido. O prazo para a mudança de legenda termina no início de abril. "PL e a federação PSDB-Cidadania vão estar juntos na majoritária [a eleição para prefeito]. Se o Cury vem pelo PSDB ou pelo PL, é uma questão que a gente ainda não fechou".

Procurado pela reportagem, o presidente municipal do PSDB, José Mello, desconversou. "A convenção do PSDB será no final de julho e a decisão colegiada do diretório em relação a esse assunto será tomada nessa data". Outras lideranças do partido na cidade também disseram desconhecer a informação de que o acordo com o PL estaria fechado.

A negociação entre os dois partidos foi revelada por OVALE em janeiro desse ano. Cury, no entanto, tem resistido à ideia de ser candidato - segundo ele, devido a "dificuldades por motivos familiares que teriam de ser superados". Procurado nessa quinta-feira, o ex-prefeito disse que ainda não se definiu a respeito de uma eventual candidatura ou da troca de partido.

Segundo apuração da reportagem, caso a ida de Cury para o PL se confirme, o PSDB indicaria o vice da chapa - um dos nomes avaliados é o da vereadora Dulce Rita.

HISTÓRICO.
Apenas dois partidos venceram as oito últimas eleições municipais em São José dos Campos.
O PT venceu com Angela Guadagnin em 1992 e com Carlinhos Almeida em 2012. Já o PSDB foi vitorioso com Emanuel Fernandes em 1996 e 2000, com Eduardo Cury em 2004 e 2008, e com Felicio Ramuth, em 2016 e 2020.

Apesar dessa hegemonia, hoje é o PSD que governa a cidade. Em 2022, a sigla recebeu Felicio e o então vice, Anderson Farias. Felicio deixou o cargo em abril daquele ano e foi eleito vice-governador. Anderson é o prefeito desde então e buscará a reeleição em outubro.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Laurence Benatti
    22/03/2024
    Será que não tem gente nova nessa nossa política? São sempre os mesmos! Já cansou. Precisamos de pessoas com outras mentalidades. E essa câmara de vereadors que só diz amém ao Caudilho de plantão? Nessa cidade não tem discussão séria. É só amém, amém, amém...