IDEIAS

No mês do consumidor, um tira-dúvidas para o brasileiro degustar sem medo

Dúvidas comuns sobre vinhos, desde prazo de validade dos espumantes até cuidados na hora da compra

Por Marcelle Justo | 18/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Ilustrativa
Ilustrativa

O consumo médio per capita de vinho no Brasil é de cerca de 2 litros por ano, o que representa uma pequena fração de países como França, Itália e Portugal. Para alcançar nossos antepassados portugueses, nem uma maratona de bebidas faria a diferença diminuir rapidamente: por lá são degustados 60 litros per capita a cada ano!

Ainda engatinhando nesse universo, o brasileiro tem dúvidas na hora da compra de uma garrafa.

No Mês do Consumidor, pedi para a sommelière Flávia Matte, da loja online Divvino, tirar dúvidas frequentes de consumidores.

O Dia da Mundial do Consumidor, 15 de março, foi instituído, nos Estados Unidos, em 1962, pelo presidente John Kennedy, para dar proteção aos consumidores americanos.

Não tinha nada a ver com o comércio dos vinhos, mas acabou funcionando muito bem e, hoje em dia, o país norte-americano está no topo da lista do consumido mundial da bebida!

Dúvidas frequentes

- Espumantes têm prazo de validade?

Os espumantes não possuem validade, porém, dependendo do método com que foi elaborado, é aconselhável ser bebido mais jovem – caso dos espumantes produzidos pelo método charmat. Já alguns espumantes do método tradicional podem ser envelhecidos muito bem na adega e serem bebidos após longo tempo de guarda.

- Quais são as opções de uvas para quem está começando a se aventurar no mundo do vinho?

Vinhos mais leves como a casta Pinot Noir e Tempranillo são uma boa indicação, já que não possuem taninos muito expressivos e são aromáticos.

- Quais cuidados devo tomar na hora de comprar um vinho (observar a safra, dependendo do rótulo? Avaliar se tem algum registro específico?)?

Optar por adegas que possuam cuidado com a conservação das garrafas, não as expondo a temperaturas extremas ou luminosidade. Caso a garrafa apresentar alguma inconformidade como a rolha um pouco para fora do gargalo, ou rótulos descolando são sempre um ponto de atenção, porém temos que lembrar que o vinho é um elemento vivo com muitas variáveis.

Sugestões da sommelière da Divvino, com bom custo benefício, para quem está iniciando no consumo:


1. Espumante Chileno Don Silvestre - Método Charmat

2. Espumante Francês Moutard Brut Blanc De Blancs - Método tradicional

3. Branco Chileno Author Superior Sauvignon Blanc

4. Tintos Espanhol Principe De Viana Crianza Edición Limitada Tempranillo Navarra

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.