IDEIAS

Autoconhecimento e rendimento patrimonial: existe relação?

Por Felipe Rosa | 10/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Ilustrativa

Não encontrei nenhum estudo formal que aponte correlação entre pessoas com maior ou menor grau de autoconhecimento e maior ou menor rentabilidade do patrimônio. No entanto, com base em minha experiência profissional, atendendo há vários anos clientes com diversos perfis pessoais e patrimoniais eu posso afirmar: quem conhece bem a si próprio tem uma carteira de investimentos mais eficiente.

 

É um pouco maluco pensar isso, de repente até pareça “papo de coach” ou autoajuda, mas eu observo isso na prática. Pessoas que conhecem bem seu próprio perfil de risco, seu apetite ou aversão à volatilidade, não perdem tempo “testando” estratégias miraculosas de investimentos que só os gurus do Youtube/Instagram descobriram e estão “revelando em primeira mão”.

 

O perfil de pessoa que conhece esse aspecto a respeito de si própria, em termos mais técnicos, reconhece e busca seu custo de oportunidade de capital. A pessoa que sabe quanto custa seu próprio dinheiro e o quanto custa renunciar a uma oportunidade hoje para ter essa mesma oportunidade acrescida de mais um prêmio no futuro é muito objetiva na escolha dos ativos para sua carteira e, consequentemente, aproveita com agilidade as oportunidades que o mercado dá com essas condições.

 

Se você lembrar da Alice, sabe que para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. E pode ser o caminho mais longo, com mais buracos, com a pior paisagem. Conheça o SEU custo de oportunidade e verá uma magia acontecer com seu patrimônio. Experimente! 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.