LICITAÇÃO

TCE suspende compra de kits que custaria até R$ 8,8 milhões para a Prefeitura de Taubaté

Tribunal de Contas apontou que não é permitido ‘indicação de fornecedor específico, sem que haja robustas justificativas para tanto’; kits seriam para aulas de educação financeira

Por Da Redação | 27/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Taubaté

Divulgação/CMT

Sede da Secretaria de Educação de Taubaté
Sede da Secretaria de Educação de Taubaté

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) determinou a suspensão da licitação aberta pela Prefeitura de Taubaté para adquirir 14,3 mil kits de educação financeira para a rede municipal, que poderia custar até R$ 8,843 milhões.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Na decisão, o conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, relator do processo, apontou que o TCE entende que não é permitido "indicação de fornecedor específico, sem que haja robustas justificativas para tanto".

No caso, a Prefeitura pretende adquirir kits do Projeto Banco Mais, que é distribuído pela empresa Movimenta Educação, e utilizá-los nas aulas de Matemática do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. O relator apontou "ocorrência de possível violação à legalidade e competitividade desejadas".

OUTRO LADO.
Questionada sobre a decisão do TCE, a Secretaria de Educação se limitou a responder que "está estudando os apontamentos realizados para definir como irá proceder".

Antes, no dia 15 desse mês, ao ser indagada pela reportagem sobre a escolha específica, a pasta alegou que kits do Projeto Banco Mais já haviam sido comprados em 2022, e que dessa vez optaram por escolher o mesmo material "uma vez que os professores passaram por processos formativos e têm apropriação pela metodologia utilizada pelo Banco Mais", que seria considerado pelos docentes um "excelente material pedagógico".

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Edson da Silva Gonçales
    28/02/2024
    Como os professora já estão habilitados a utilizarem este sistema, não tinha que abrir licitação, só comprar por inexigibilidade, só tem malandros nas prefeituras.