SSP

Já é rotina: Vale inicia 2024 na ponta do ranking de homicídios no interior de São Paulo

Por Guilhermo Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PM
Estado promete dar à RMVale prioridade na segurança
Estado promete dar à RMVale prioridade na segurança

O Vale do Paraíba inicio 2024 no topo do ranking de homicídios no interior paulista, de acordo com dados oficiais divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo. Desde 2010, a região é a mais violenta do estado, com a mais alta taxa de homicídios por 100 mil habitantes.

De acordo com a SSP, em janeiro foram registradas 29 vítimas de homicídio na RMVale, além de um latrocínio (roubo seguido de morte) -- igual ao índice de janeiro de 2023. São 11 mortes acima da vice-líder, a região de Ribeirão Preto, e equivale à soma das baixas na região de Campinas (17) e Baixada Santista (12).

O ranking do interior ficou com RMVale (29 vítimas) na ponta, seguida pelas regiões de Ribeirão Preto (2º lugar, com 18), Campinas (3º, com 17), Piracicaba (4º, com 14), Bauru (5º, com 13), Baixa Santista, Sorocaba e Araçatuba (6º, cada uma delas com 12), além de São José do Rio Preto e Presidente Prudente (9º, ambas com 11 homicídios cada).

Em números absolutos, a RMVale, que tem 2,5 milhões de habitantes, só fica atrás da capital (42 homicídios) e da Grande São Paulo (37), que têm 12,3 milhões e aproximadamente 10 milhões de habitantes, respectivamente.

Desde a campanha, em 2022, o Estado promete dar à RMVale o status de prioridade na segurança pública, com a promessa de instalação da Muralha Paulista, um sistema de monitoramento contra o crime.

Leia mais: Estado troca comandos da PM e da Polícia Civil para tentar reduzir violência na RMVale 

Comentários

1 Comentários

  • Sídnei Vasconcelos 28/02/2024
    Quando o agente tem a intenção de cometer o roubo e mata a vítima para tal intento, também é latrocínio. Dessa forma, não se pode definir o latrocínio somente como roubo seguido de morte.