POLÊMICA

VÍDEO: Felicio critica Lula e diz que país não merece presidente que 'apoia terroristas'

Vice-governador Felicio Ramuth criticou declaração de Lula que comparou ação de Israel em Gaza a de Hitler no Holocausto

Por Da redação | 19/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Governo de SP

Felicio Ramuth no Palácio dos Bandeirantes
Felicio Ramuth no Palácio dos Bandeirantes

O vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após declaração do petista criticando as ações bélicas de Israel na Faixa de Gaza.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Felicio classificou como “lamentável” a posição de Lula e disse que o presidente brasileiro “se nega a classificar o Hamas como grupo terrorista”.

Durante discurso anunciando doações para a agência de refugiados palestinos da ONU (Organização das Nações Unidas), Lula comparou as ações de Israel em Gaza com as de Adolf Hitler no Holocausto.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, disse Lula.

CRÍTICAS.

“Presidente, é lamentável que o senhor tome uma posição como essa. Na minha opinião, passou da linha do razoável. Tenho certeza que, infelizmente, o Brasil passa a ser ainda mais mal visto no cenário externo”, afirmou Felicio, em vídeo.

O vice-governador disse ainda que Lula “não se posiciona em relação a nenhum outro conflito que envolve inclusive aliados do presidente Lula, não do nosso país”.

“Nosso país não merece isso, não merece se afastamento de relacionamento do mundo por conta das posições individuais de um presidente que apoiar terroristas e extremistas”, completou Felicio.

Após a declaração de Lula, o Ministério das Relações Exteriores do governo de Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, declarou o líder brasileiro “persona non grata” nesta segunda-feira (19), ao menos até que Lula “retire o que disse”.

OUTRO LADO.

Em nota, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) do governo federal disse que Lula “sempre condenou atos terroristas do Hamas" e se opôs "diversas vezes" ao ataque do grupo extremista a Israel.

"A comunidade internacional não pode calar diante do massacre de um povo que não pode sofrer um extermínio pelos crimes cometidos por um grupo que deve ser punido pelo que fez", disse o ministro Paulo Pimenta, chefe da Secom.

“Nossa solidariedade é com a população civil de Gaza, que está sofrendo por atos que não cometeram. (...) As palavras do presidente Lula sempre foram pela paz e para fortalecer o sentimento de solidariedade entre os povos”, completou.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Cláudio Rennó
    19/02/2024
    Vai se afundar junto com o Bolsonaro...esse infelício
  • Sidney Krauss Júnior
    19/02/2024
    Colocando pelo em ovo. Pode ter certeza que o país foi muito mais mal visto com as piadinhas infelizes do representante do país no governo anterior. Com as piadinhas da pandemia, com o desmatamento e garimpo na Amazônia. Isso sim merece uma nota de repúdio.