ELEIÇÕES

São José tem 12 pré-candidatos ao Paço; provável ida de Cury ao PL pode mudar cenário

Ex-prefeito de 2005 a 2012, Cury tem conversas avançadas para trocar o PSDB pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro; no ano passado, tucano liderava as pesquisas para o Paço

Por Julio Codazzi | 26/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Claudio Vieira/PMSJC

Paço Municipal de São José dos Campos
Paço Municipal de São José dos Campos

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição, a corrida à Prefeitura de São José dos Campos tem 12 pré-candidatos. No entanto, um movimento prestes a ser concretizado pode alterar consideravelmente esse cenário.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O ex-prefeito Eduardo Cury, que comandou a cidade de 2005 a 2012, tem conversas avançadas para trocar o PSDB pelo PL. Segundo apuração da reportagem, nessa composição o PSDB indicaria o vice de Cury - um dos nomes avaliados é o da vereadora Dulce Rita.

Caso o movimento se concretize, marcaria a união do pré-candidato que liderava as pesquisas de intenção de voto realizadas no ano passado com o partido que terá a maior parcela do fundo eleitoral esse ano - o PL tem a meta ambiciosa de eleger 1.500 prefeitos em 2024. Cury, aliás, já trabalha desde o ano passado no gabinete da liderança da oposição no Senado, que é comandada por parlamentares do PL.

Além disso, o PL tem como trunfo o ex-presidente da República Jair Bolsonaro, que deve ser um importante cabo eleitoral esse ano - no segundo turno da eleição de 2022, Bolsonaro teve 62,5% dos votos válidos em São José.

A filiação de Cury ao PL tem sido tratada diretamente com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. Nos bastidores, a expectativa é de que as conversas avancem ainda mais nas próximas semanas. Caso a troca seja confirmada, o vereador Lino Bispo, que é pré-candidato pelo PL, abrirá mão da disputa. Outro vereador também pode fazer movimento semelhante: Thomaz Henrique, que era pré-candidato pelo Novo, deixará o partido na janela de março e busca uma nova legenda para concorrer ao Paço - a reportagem apurou, no entanto, que ele negocia com o PL, onde disputaria a reeleição para a Câmara.

PARTIDOS.
Dois partidos já têm o nome para a eleição definidos. Pelo PSD, o prefeito Anderson Farias buscará a reeleição. Pelo PDT, o professor Wilson Cabral já teve a pré-candidatura oficializada. Os dois deputados estaduais da cidade - Dr. Elton (União) e Leticia Aguiar (PP) - também são nomes cotados para a disputa.

Pelo PT, o nome mais provável é o do ex-vereador Wagner Balieiro, que foi o terceiro mais votado na eleição de 2020. Pelo PSTU, o advogado Toninho Ferreira pode concorrer ao Paço pela terceira vez - as outras foram em 2008 e 2016. Também lutam para viabilizar candidatura o ex-vereador Shakespeare Carvalho (Republicanos) e o comerciante Dudu Sivinski (Avante).

Na federação formada por PSOL e Rede, a sindicalista Jessica Marques é nome mais cotado no PSOL, mas defende que todos os partidos de esquerda formem uma frente ampla, com candidatura única. Pela Rede, os dirigentes tentam convencer Ricardo Galvão a concorrer ao Paço, mas o pesquisador, que hoje preside o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é suplente de deputado federal, resiste a essa ideia.

HISTÓRICO.
Apenas dois partidos venceram as oito últimas eleições municipais em São José dos Campos.

O PT venceu com Angela Guadagnin em 1992 e com Carlinhos Almeida em 2012. Já o PSDB foi vitorioso com Emanuel Fernandes em 1996 e 2000, com Eduardo Cury em 2004 e 2008, e com Felicio Ramuth, em 2016 e 2020.

Apesar dessa hegemonia, hoje é o PSD que governa a cidade. Em 2022, a sigla recebeu Felicio e o então vice, Anderson Farias. Felicio deixou o cargo em abril daquele ano e foi eleito vice-governador. Anderson é o prefeito desde então.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Régis Nascimento
    12/04/2024
    Cury perdeu a vaga de deputado porque abandonou a região leste ( Novo Horizonte, Cerejeiras etc), se optar pelo PL ai vai perder de vez...
  • JOSE LEAO DIAS
    12/03/2024
    A regra da política falha. Na minha opinião o politico que muda de partido deveria perder o cargo para o qual foi eleito. Acho que o cargo deveria ser do partido e, não do político.
  • Alfredo Macedo
    29/01/2024
    Veja só a pouca relevância do atual mandatário joseense, vulgo Kassabinho de São José ! Com uma estrutura de 4 bilhões nas mãos, mais de 1000 comissionados, etc., e mesmo assim o maior nome em SJC para 2024 é o do Cury ! Ainda mais com a ajuda do Emanuel (o melhor prefeito de SJC). E ainda tem um outro nome forte surgindo, o DR. ELTON. A vida não vai ser fácil para o PSD joseense ! Anotem aí: vai dar Cury no 1º turno ou Cury e Dr. Elton no 2º turno ! Anderson e sua trupe vão sucumbir !
  • Ivo
    27/01/2024
    O prefeito Anderson Farias não foi eleito pelo voto e terá a máquina pública a seu favor nas eleições, o que não é bom para ao ambiente democrático, mesmo que tenha migrado para o PSD, um partido que deve substituir a importância do PSDB sobretudo no estado de São Paulo no futuro próximo - os tucanos não têm liderança nacional e nem estadual. A hipótese de o ex-prefeito Eduardo Cury se filiar ao PL significa um alinhamento ao bolsonarismo, ao governador do Estado e ao perfil da maioria dos eleitores da cidade, que são conservadores. Agregaria valor um vice do PSDB na chapa porque o secretariado da cidade muda pouco deste o ex-prefeito Emanuel Fernandes, com bons resultados. É importante não esquecer de eleger bons vereadores.
  • Joao
    27/01/2024
    Totalmente sem sentido o Cury abandonar o PSDB só pra se fortalecer sendo que ele já é um candidato forte e os apoios ao Bolsonaro e seu partido já começaram a ficar enfraquecidos. Se afastar da polaridade que atingiu o país nas últimas eleições parece ser muito mais positivo que se alinhar a um partido fascista, que provavelmente vai cobrar esse favor de forma não muito agradável.