SIGLA

Após atritos em eleição interna, PSDB desliga Blanco e filiados que apoiaram oposição

Executiva do partido alega que decisão foi administrativa e que grupo deixou de participar de atos internos; Blanco diz ser alvo de golpe e afirma que ajuizará ação contra legenda

Por Julio Codazzi | 24/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução/Facebook

Blanco integrava grupo de oposição no PSDB
Blanco integrava grupo de oposição no PSDB

Após uma série de atritos na eleição do diretório municipal do PSDB de São José dos Campos, o partido decidiu desligar da legenda Alexandre Blanco e outros filiados que integraram a chapa de oposição no pleito.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Blanco, que contesta o resultado da eleição do partido, afirmou que o desligamento atingiu cerca de 80 filiados que o apoiavam e que a medida seria uma retaliação da executiva municipal do PSDB.

Já a executiva argumenta que Blanco e outros filiados teriam sido desligados por falta de participação em atividades do partido.

BLANCO.
Os desligamentos foram comunicados no fim do ano passado. Ouvido pela reportagem nessa quarta-feira (24), Blanco afirmou que apresentou recurso contra a decisão, que será analisado pelo diretório estadual do PSDB.

"Eles expulsaram toda a minha chapa, os caras não têm limite. Isso nunca aconteceu em 35 anos de PSDB na cidade. Inventaram uma expulsão que nunca foi feita, e só de pessoas da minha chapa".

Blanco afirmou também que irá ajuizar uma ação no mês que vem para pedir a anulação da eleição do diretório municipal e de todos os atos tomados pela nova executiva. "Em fevereiro vou propor ação de anulação da convenção. O último passo do golpe foi essa minha expulsão", disse.

PSDB.
Também ouvido pela reportagem nessa quarta-feira, o presidente do diretório municipal tucano, José Mello, afirmou que Blanco foi "desligado por não participação em convenções".

"Rotineiramente fazemos um cancelamento de filiações de pessoas que não participam das reuniões e principalmente das convenções partidárias", alegou.

Mello afirmou ainda que o que ocorreu com Blanco foi um desligamento administrativo, e não uma expulsão. "Expulsão só quando passa pelo conselho de ética, sobre má conduta. Na minha gestão não existe nenhum caso de expulsão. Os casos de desligamento anuais são administrativos".

CONVENÇÃO.
A eleição do PSDB em São José foi realizada em setembro do ano passado. Blanco seria o candidato da oposição, mas a chapa foi indeferida. Sem concorrente, o grupo de Mello acabou reeleito.

A disputa interna contrapõe dois grupos que têm objetivos distintos para a eleição municipal de 2024: a atual executiva, que defende que o PSDB faça oposição ao governo Anderson Farias (PSD) e lance candidato a prefeito; e o grupo de Blanco, que fazia oposição à comissão executiva dentro da legenda, e que defende que o PSDB apoie a reeleição de Anderson - até a eleição de 2020, o então prefeito Felicio Ramuth e o atual prefeito também eram filiados ao PSDB, mas eles mudaram de partido em abril de 2022.

Blanco foi o candidato do PSDB à Prefeitura de São José em 2012 - acabou derrotado por Carlinhos Almeida (PT) ainda no primeiro turno. Desde o fim de 2022, atua como assessor de projetos especiais do governo Anderson. Ele é filho de Juana Blanco, que morreu em 2013, e enteado de Emanuel Fernandes, que foi prefeito de São José de 1997 a 2004, pelo PSDB.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Maria Rita
    25/01/2024
    Qual seria o verdadeiro motivo?