TRABALHO

Mãos na massa: João Henrique e Sheila cozinham, montam e vendem marmitas em Dublin

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução / Redes Sociais
João Henrique e Sheila Thomaz com a mesa cheia de marmitas
João Henrique e Sheila Thomaz com a mesa cheia de marmitas

Vai uma marmita aí?

Comida brasileira, com pitada de São José dos Campos e feita com muito amor e carinho. O cardápio varia do básico arroz, feijão, carne com legumes e farofa a práticos mais típicos do Brasil, como moqueca, bobó de camarão e lasanha. Nutritivos e com muito sabor.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Para dar conta das despesas em Dublin, na capital da Irlanda, a primeira-dama de São José dos Campos, Sheila Thomaz Ferreira, e o filho João Henrique Thomaz Ferreira, 23 anos, começaram a cozinhar, montar e vender refeições prontas.

Em postagem nas redes sociais, Sheila e João Henrique mostraram a mesa com quase 60 potes com refeições para serem entregues em Dublin.

“E aqui vamos de entrega de marmitas. Obrigada aos amigos que ajudam fazendo encomendas”, escreveu Sheila.

COZINHA

Ela contou a OVALE que ama cozinhar e o faz junto com o filho desde que ele tinha 8 anos. Os amigos de João Henrique viraram os primeiros “clientes” da dupla.

“Os amigos dele sempre gostaram da minha comida. Eles começaram: ‘Tia, faz marmitinhas pra gente’. É para ajudar aos meninos e ajudar nas nossas despesas, vambora de marmitas”, afirmou Sheila.

“Eu nunca tive medo de trabalhar. Aliás, trabalho desde meus 12 anos, e sempre ensinei isso aos meus filhos. Todo trabalho honesto é digno. Nunca tenham vergonha de qualquer trabalho, por mais pesado que seja. Sendo lícito é digno. Então, seja fazendo o alimento ou entregando os alimentos como o João fez aqui por cinco anos, paga suas contas, que, aliás, não são nem um pouco baratas aqui na Europa”, completou.

Sheila explicou que não se trata de uma “empresa de marmitas”, mas de uma pessoa ajudando aos amigos do João e “eles nos ajudando”.

“Aqui eles são bem unidos. Eles têm nos visitado sempre. Isso ajuda muito o psicológico do João também”, disse a primeira-dama.

AMIGOS

João Henrique, que é filho do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, fez muitas amizades em Dublin desde que se mudou para o país, em 2018. Ele também ficou bastante conhecido após ser atingido por um carro dirigido por um policial, que causou a amputação de parte da perna direita.

O acidente ocorreu em 28 de outubro do ano passado e, desde então, João Henrique luta por sua recuperação. A mãe o acompanha desde 29 de outubro, e promete ficar na Irlanda até que o filho encerre o período de tratamento.

Para tanto, Sheila alugou uma casa em Dublin que pudesse ser adaptada às necessidades de acessibilidade de João Henrique, que está no período de cicatrização da perna para começar a fisioterapia e colocar a prótese.

Ela disse que vendeu um apartamento em São José dos Campos para dar conta das despesas. O trabalho com marmitas é um complemento importante para a renda da mãe e do filho na Irlanda.

“Vendi um apartamento em São José e vou ficar até o fim com o João. O novo local é de mais fácil acesso e mais perto do hospital. Também tive que aprender a dirigir na mão inglesa, que é o contrário da nossa. Tive que aprender porque vou ter que levá-lo para o centro de reabilitação. Também comecei um curso de inglês”, afirmou.

PRODUÇÃO

Segundo ela, eles têm feito uma base de 50 a 70 marmitas por semana, que são vendidas entre 7 e 10 euros cada – de R$ 38 a R$ 53, de acordo com a cotação do euro. As refeições chegam a ter 350 gramas de alimento.

“A produção depende da necessidade dos meninos. Eu não estou recebendo encomendas de qualquer pessoa, só dos amigos mesmo”, explicou Sheila.

“A maioria das pessoas que me vê na rua e reconhece me pergunta do João. Todos têm um carinho muito grande pelo João. Ele sempre procurou ajudar os que chegavam. Ele conhecia os entregadores na rua e o grupo é unido. Hoje eles me conhecem como mãe do João, não sou a Sheila para eles, sou a mãe do João”, afirmou Sheila.

“Sinto o carinho que eles criaram pela história do meu filho. Eles mandam energia e oração, e só tenho a agradecer essa força que vem do Brasil e da Irlanda. Mais força para continuar brigando. Eu sou briguenta e a Irlanda que me espere.”

Comentários

Comentários