CLIMA

Campo dos Alemães e Morumbi estão entre os bairros mais quentes de São José

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação / Charles de Moura / PMSJC
Projeto de natação no Centro Esportivo Jardim Morumbi
Projeto de natação no Centro Esportivo Jardim Morumbi

A diferença de temperatura de superfície em São José dos Campos pode chegar a 12ºC, em um mesmo momento do dia, dependendo das características construtivas do espaço urbano, que influencia o balanço de energia nas superfícies e determina o clima na escala local e microclimática.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

É o que revela pesquisa da arquiteta e urbanista Fabiana Lourenço, que tem mestrado em Engenharia Civil e defendeu sua tese de doutorado em Ciências do Sistema Terrestre no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 2020.

Segundo a pesquisa, realizada na macrozona de consolidação urbana do município, o setor censitário Morumbi e Campo dos Alemães, na zona sul, é apontado como prioritário para elaboração de políticas públicas de adaptação e resiliência ao calor.

Não à toa, os bairros estão nas zonas vermelha e laranja do mapa de cobertura arbórea em vias públicas da Prefeitura de São José dos Campos, tendo de 4% a 18% de árvores.

O setor socioeconômico Morumbi, com 16.884 domicílios, tem cerca de 60% da área com pontos quentes e 10% de sumidouros de calor. O Campo dos Alemães (cerca de 16.420 residências) tem quase 40% da superfície como ponto quente e é carente de áreas verdes, com nenhum sumidouro de calor.

Fabiana lembra que reduzir o calor e adaptar a cidade, de modo a torná-la mais resiliente ao calor, são medidas urgentes, em razão do aquecimento global, uma “questão bem crítica”, na avaliação dela.

A pesquisadora considera que a solução está em utilizar soluções baseadas na natureza e sistemas construtivos que possam ampliar a eficiência energética das edificações e promover o resfriamento das áreas urbanas.

Comentários

Comentários