OITIVAS

Com secretária e dois réus, CPI da Saúde terá rodada dupla de depoimentos na sexta

Secretária de Administração será ouvida sobre editais de licitações sob investigação; ex-diretor de Saúde e ex-secretário adjunto de Saúde também prestarão depoimento

Por Julio Codazzi | 21/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Fernanda Maria/CMT

CPI é dominada pela oposição ao governo Saud
CPI é dominada pela oposição ao governo Saud

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aberta pela Câmara de Taubaté para investigar as denúncias de irregularidade relacionadas às terceirizações promovidas na saúde pelo governo José Saud (MDB) terá uma nova rodada dupla de depoimentos na próxima sexta-feira (24).

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Pela manhã, a partir das 9h, deve ser ouvida a secretária de Administração, Monique Vidal. A pasta que ela chefia foi responsável por elaborar os editais de licitações investigadas pela CPI.

À tarde, a partir das 14h, serão ouvidos o ex-diretor de Saúde Fábio Henrique da Cruz, o ex-secretário adjunto de Saúde Fabrício Grasnele Galvão Velasco e Felipe Lopes de Campos Silva, que é servidor da Secretaria de Saúde. Os três devem falar sobre a comissão que fiscalizava o convênio firmado em 2021 para enviar pacientes com Covid-19 para o Complexo Municipal de Saúde de Campos do Jordão.

CPI.
Criada em fevereiro desse ano e com prazo de conclusão até novembro de 2024, a CPI centrou os trabalhos inicialmente em duas ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público em junho e julho de 2022. A primeira ação tem como foco o contrato emergencial firmado entre Prefeitura e Iesp (Instituto Esperança) no fim de fevereiro do ano passado. O instituto recebeu R$ 6,111 milhões para disponibilizar médicos para as quatro unidades de urgência e emergência do município. A segunda ação aponta supostas irregularidades nas licitações para terceirizar a gestão das quatro unidades.

Nessas ações, a Justiça determinou a quebra dos sigilos fiscal, bancário e de dados de Saud, do secretário de Saúde Mário Peloggia, do ex-secretário adjunto de Saúde Fabricio Grasnele Galvão Velasco, do ex-diretor de Saúde Fabio Henrique da Cruz, do Iesp e do INCS (Instituto Nacional de Ciência da Saúde). Todos os denunciados negaram à Justiça qualquer irregularidade.

Dos citados nas ações, Fábio Henrique da Cruz já foi ouvido pela CPI em agosto, e irá falar novamente agora. Representantes do INCS e do Iesp também já prestaram depoimento à comissão, em junho e setembro, respectivamente. A comissão tentou ouvir Saud duas vezes em outubro, mas o prefeito não compareceu. Em relação ao secretário de Saúde, foram três tentativas - em agosto Peloggia alegou problemas na agenda, e em duas ocasiões em outubro apresentou atestado médico. Fabricio Velasco já foi ouvido uma vez, no último dia 13.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.