DE OLHO EM 2024

Eleições: Emanuel diz que vai 'reestruturar o PSDB' e chama Cury de 'nosso prefeito'

Maior cacique tucano em São José, Emanuel afirmou que São José dos Campos perdeu protagonismo e precisa de 'reconstrução'. Líder do PSDB na Câmara defende chapa Cury e Emanuel

Por Jesse Nascimento | 07/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação

Emanuel (à esq.) ao lado de Cury, Mello, Dulce Rita e Dr. José Cláudio
Emanuel (à esq.) ao lado de Cury, Mello, Dulce Rita e Dr. José Cláudio

Principal cacique tucano em São José dos Campos, Emanuel Fernandes ministrou palestra a respeito de política e eleições na noite desta sexta-feira (6) e, durante seu discurso, chamou o correligionário Eduardo Cury de "nosso prefeito". Emanuel e Cury ocuparam o Paço Municipal por dois mandatos cada -- de 1997 a 2004, de 2005 a 2012, respectivamente.

Realizado no centro da cidade, o evento com os ex-prefeitos contou com cerca de 300 pessoas entre correligionários e vereadores como Dulce Rita (PSDB), Dr. José Cláudio (PSDB), Thomaz Henrique (Novo), Walter Hayashi (União). 

Em sua palestra, Emanuel ressaltou que a renovação política é necessária para a 'reconstrução' de São José e disse que assumirá a responsabilidade pela reestruturação do PSDB para as eleições de 2024. Disse ao menos em três oportunidades que Cury é "o nosso prefeito" -- Cury aparece na liderança da disputa pelo Paço em 2024, de acordo com pesquisa de OVALE divulgada em maio. O tucano, no entanto, mostra-se claudicante, não crava que será candidato.

Leia mais: Cury lidera intenção de voto à Prefeitura de São José, seguido por Anderson e Dr. Elton

Emanuel afirmou ainda que faltam 'atenção, carinho e compreensão' com o eleitorado joseense e criticou políticos que priorizam 'projetos pessoais'.

"Precisamos e vamos fazer diferente nessa cidade. Vocês me conhecem e sabem que as nossas possibilidades são as melhores e as maiores possíveis. É triste ver que São José dos Campos perdeu o protagonismo na região, por conta de interesses pessoais. Precisamos e vamos resgatar isso... São José dos Campos é feita por gente como a gente."

Na sessão de Câmara da última quinta-feira (5), o vereador líder do PSDB, Dr. José Cláudio disse que Cury será candidato a prefeito e Emanuel a vice. " Converso todos os dias com os meu grupo de análise e estratégia, com o objetivo de focarmos o melhor para São José dos Campos. Vamos resgatar a história criada por Emanuel e Cury no PSDB que certamente está na lembrança das pessoas...Nosso grupo é forte e sólido", disse José de Mello Corrêa, presidente do PSDB na cidade.

CONTEXTO

O PSDB venceu seis das últimas sete eleições municipais em São José dos Campos -- duas com Emanuel, duas com Cury e duas com Felicio Ramuth, hoje vice-governador de São Paulo, que deixou o partido em 2022 e migrou para o PSD, assim como Anderson Farias, vice-prefeito na chapa eleita em 2020 e hoje chefe do Executivo joseense, ocupando a vaga deixada por Ramuth.

A decisão capitaneada por Ramuth e Anderson foi criticada por Emanuel e Anderson, o que provocou um racha no grupo político. Em 2023, ao lado de outros políticos da região, os ex-prefeitos lançaram um movimento suprapartidário com objetivo de formar quadros para a eleição de 2024.

Leia mais
: Com Emanuel e Cury à frente, manifesto por ‘jeito regional’ de fazer política é assinado

Paralelamente, por meio de Alexandre Blanco, enteado de Emanuel e candidato do PSDB derrotado na eleição de 2012, quando Carlinhos Almeida (PT) chegou à prefeitura, o Paço move as peças no xadrez político. Em um imbróglio envolvendo a disputa pelo comando do PSDB local, a meta do grupo ligado à atual gestão é, por meio da eleição de Blanco, conquistar o apoio tucano à reeleição de Anderson em 2024.

Leia mais: Justiça dá 15 dias para PSDB de São José fornecer documentos da eleição interna a Blanco

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Maria Rita
    07/10/2023
    Considero difícil Cury vencer as eleições em SJC. Ele foi muito criticado ao NÃO votar de acordo com a vontade do povo, quando era deputado federal.