PARTIDO

Justiça dá 15 dias para PSDB de São José fornecer documentos da eleição interna a Blanco

Blanco, que tentou ser candidato pela oposição, diz que documentos são necessários para apurar denúncias de irregularidades na eleição do diretório municipal do partido

Por Julio Codazzi | 29/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução/Facebook

Essa já é a terceira ação movida por Blanco contra o PSDB esse mês
Essa já é a terceira ação movida por Blanco contra o PSDB esse mês

A Justiça atendeu pedido de Alexandre Blanco e determinou que o PSDB de São José dos Campos disponibilize em até 15 dias os documentos referentes à eleição do diretório municipal do partido, ocorrida no dia 17 de setembro.

Na ação, Blanco alega que havia solicitado já no dia 19 os documentos, mas que a executiva da legenda não havia fornecido - Blanco, que teve a chapa indeferida para a disputa, diz que existem suspeitas de irregularidade na eleição, e que os documentos seriam necessários para analisar se o pleito ocorreu de acordo com o estatuto da sigla.

Ao determinar que os documentos sejam disponibilizados, a juíza Naira Assis Barbosa, da 5ª Vara Cível, apontou que o acesso aos documentos "é direito assegurado aos filiados" no estatuto do PSDB. O presidente do diretório municipal tucano, José Mello, disse na tarde dessa sexta-feira (29) que ainda não foi notificado sobre a decisão.

SUSPEITA.
Entre os documentos que terão que ser disponibilizados estão a ata da eleição, com a respectiva lista de presença, o processo de registro da chapa única, além da cédula de votação e a apuração dos votos.

Segundo Blanco, o quórum mínimo para a votação era de 268 pessoas, mas apenas 160 filiados teriam participado. Após ter acesso aos documentos, Blanco pretende pedir a anulação da convenção.

"A ação judicial foi motivada por provas e notícias de que a convenção foi realizada com inúmeras irregularidades", disse Blanco, que afirmou que a eleição do partido não foi "democrática e transparente" e que "a atual gestão age de forma golpista".

DISPUTA.
Essa já é a terceira ação movida por Blanco. A primeira pedia que o partido recebesse o registro de sua candidatura (isso foi atendido, mas a chapa acabou barrada pela executiva por supostas irregularidades, como a presença de pessoas não filiadas) e a segunda que a eleição fosse suspensa (a Justiça negou).

A disputa contrapõe dois grupos que têm objetivos distintos para a eleição municipal de 2024: a atual executiva, que defende que o PSDB faça oposição ao governo Anderson Farias (PSD) e lance candidato a prefeito no ano que vem, que provavelmente seria o ex-prefeito Eduardo Cury; e o grupo de Blanco, que faz oposição à comissão executiva dentro da legenda, e que defende que o PSDB apoie a reeleição de Anderson - até a eleição de 2020, o então prefeito Felicio Ramuth e o atual prefeito também eram filiados ao PSDB, mas eles mudaram de partido em abril de 2022.

Blanco foi o candidato do PSDB à Prefeitura de São José em 2012 - acabou derrotado por Carlinhos Almeida (PT) ainda no primeiro turno. Desde o fim de 2022, atua como assessor de projetos especiais do governo Anderson. Ele é filho de Juana Blanco, que morreu em 2013, e enteado de Emanuel Fernandes, que foi prefeito de São José de 1997 a 2004, pelo PSDB.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.