PESQUISA OVALE

Cury lidera intenção de voto à Prefeitura de São José, seguido por Anderson e Dr. Elton

Em outro cenário, sem Cury, Anderson, Dr. Elton e Dulce Rita aparecem empatados quase no limite da margem de erro, segundo pesquisa OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas

Por Julio Codazzi | 13/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação/PMSJC

Paço Municipal de São José dos Campos
Paço Municipal de São José dos Campos

Caso a eleição para a Prefeitura de São José dos Campos fosse realizada nesse momento, o ex-prefeito e ex-deputado federal Eduardo Cury (PSDB) lideraria as intenções de voto, segundo pesquisa OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas. O tucano aparece com 26,73% em um dos cenários testados na pesquisa estimulada - quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos pré-candidatos.

Na sequência aparecem o prefeito Anderson Farias (PSD), com 13,37%, e o deputado estadual Dr. Elton (PSC), com 7,11%. Pela margem de erro, Anderson e Elton estariam empatados.

Depois aparecem a deputada estadual Leticia Aguiar (PP), com 3,89%, o ex-vereador Shakespeare Carvalho (Republicanos), com 2,54%, o vereador Lino Bispo (PL), com 2,37%, o ex-vereador Wagner Balieiro (PT), com 1,69%, o advogado Toninho Ferreira (PSTU) e o comerciante Eduardo Sivinski (Avante), ambos com 1,18%, e o vereador Thomaz Henrique (Novo) e a professora Jéssica Marques (PSOL), ambos com 0,85%.

Dr. Elton, Leticia Aguiar, Shakespeare Carvalho, Lino Bispo, Wagner Balieiro, Toninho Ferreira, Eduardo Sivinski, Thomaz Henrique e Jéssica Marques estariam todos empatados dentro do limite da margem de erro.

Aqueles que responderam que não votariam em nenhum desses candidatos somaram 20,64%. Os que não sabem ou não quiseram responderam foram 17,6%.

O instituto ouviu 590 pessoas entre os dias 4 a 8 de maio. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

OUTRO CENÁRIO.
A pesquisa também testou um segundo cenário, que segundo apuração da reportagem seria menos provável do que o primeiro. Nesse cenário, pelo PSDB, Eduardo Cury dá lugar à vereadora Dulce Rita. Outra mudança é no candidato pela federação formada pelos partidos PSOL e Rede: Jéssica Marques é trocada pelo pesquisador Ricardo Galvão (Rede).

Nesse cenário, Anderson Farias aparece numericamente à frente, com 15,23%. Na sequência, surgem Dulce Rita e Dr. Elton, ambos com 8,12%. Dulce e Elton estariam empatados com Anderson, quase no limite da margem de erro.

Depois aparecem Leticia Aguiar, com 5,92%, Wagner Balieiro e Lino Bispo, ambos com 2,54%, Shakespeare Carvalho e Eduardo Sivinski, ambos com 2,37%, Ricardo Galvão e Toninho Ferreira, ambos com 0,85%, e Thomaz Henrique, com 0,51%.

Dulce Rita, Dr. Elton, Leticia Aguiar, Wagner Balieiro, Lino Bispo, Shakespeare Carvalho, Eduardo Sivinski, Ricardo Galvão, Toninho Ferreira e Thomaz Henrique estariam todos empatados dentro do limite da margem de erro.

Aqueles que responderam que não votariam em nenhum desses candidatos somaram 30,29%. Os que não sabem ou não quiseram responderam foram 20,3%.

ESPONTÂNEA.
Na pesquisa espontânea, em que a pergunta sobre o voto foi feita sem que nenhuma alternativa fosse apresentada aos entrevistados, Anderson Farias foi citado por 9,14% dos eleitores, seguido pelo vice-governador Felicio Ramuth (PSD), com 2,54%, por Eduardo Cury, com 1,35%, pelo ex-prefeito Emanuel Fernandes (PSDB), com 1,02%, por Dr. Elton, com 0,68%, por Dulce Rita, com 0,51%, por Jéssica Marques, com 0,34%, pelos vereadores Robertinho da Padaria (Cidadania), Milton Vieira Filho (Republicanos), Júnior da Farmácia (União), pelo ex-prefeito Carlinhos Almeida (PT) e por Leticia Aguiar, todos com 0,17%. Aqueles que não sabem ou não responderam somaram 82,91%.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jorge Reis
    14/05/2023
    Se ainda fosse eleitor de S.J.C iria votar no prefeito Anderson ou na Dulce Rita por quem tenho muita admiração no seu trabalho!